Diário de São Paulo
Siga-nos

Economista Roland Pascal Gerbauld fala sobre a crise mundial devido à pandemia do Coronavírus

Segundo Roland Pascal Gerbauld, a pandemia do Coronavírus fez com que os países terminassem o ano de 2020 com níveis de endividamento muito acima do

Economista Roland Pascal Gerbauld fala sobre a crise mundial devido à pandemia do Coronavírus
Economista Roland Pascal Gerbauld fala sobre a crise mundial devido à pandemia do Coronavírus

Redação Publicado em 11/05/2021, às 00h00 - Atualizado em 13/05/2021, às 10h27


Segundo Roland Pascal Gerbauld, a pandemia do Coronavírus fez com que os países terminassem o ano de 2020 com níveis de endividamento muito acima do planejado. Uma doença que pegou todos de surpresa e muitos investidores não estavam preparados para esta crise. Para o economista Roland Gerbauld, esse cenário de pandemia obrigou os paises a fazerem pacotes de estimulos para evitar que a crise tivesse um reflexo maior na populacao e pequenos e medios empresarios em geral, que sofreram e continuam sofrendo com pandemia. O setor de turismo e restaurantes e um exemplo. Depois de um periodo longo de lockdown em 2020, varios paises da europa voltaram a decretar lockdown desde o inicio de Janeiro de 2021,para controlar o aumento de casos, onde a contaminacao estava em progressao geometrica e o sistema de saude colapsando, destaca Roland.

Roland Pascal, mostra-se extremante preocupado com o atual cenário que o mundo enfrenta: “a pandemia do coronavírus ocasionou um cenário de muita preocupação e afetou a pequenos e medios empresarios severamente, e muitos países ainda sofrem com essa situação. A dívida pública aumentou no mundo todo,levando varios paises a terem dividas superiores a 100% do PIB. Paises como os Estados Unidos, que possuem contratos mais flexiveis, tendem a se recuperar mais rapido e tambem pela velocidade que o povo americano esta sendo vacinado.Recentemente atingiram a marca de 100 milhoes de pessoas e esperam chegar a 200 milhoes brevemente. Europa esta num processo mais lento, que provalvelmente vai afetar a retomada da atividade economica da regiao.

O economista alerta que a dívida pública contratada para enfrentar os efeitos da pandemia, deverao acarretar no medio prazo, aumento de impostos, como ja esta sendo discutido nos Estados Unidos’’Os proximos anos serao de muitos desafios macroeconomicos e os Governos vao ter que avaliar com muito cuidado as retiradas de incentivos ou aumento de impostos para evitar que decisoes erradas atrapalhem o processo de retomada economica”, finaliza Roland Pascal Gerbauld.

Compartilhe  

últimas notícias