Diário de São Paulo
Siga-nos

Economia de Xangai desacelera com covid-19 na indústria e no varejo

A economia de Xangai, cidade mais populosa da China, desacelerou no primeiro trimestre de 2022 em relação ao final de 2021, prejudicada por raros declínios na

Economia de Xangai desacelera com covid-19 na indústria e no varejo
Economia de Xangai desacelera com covid-19 na indústria e no varejo

Redação Publicado em 23/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h41


Cidade é a mais populosa da China

A economia de Xangai, cidade mais populosa da China, desacelerou no primeiro trimestre de 2022 em relação ao final de 2021, prejudicada por raros declínios na produção industrial e nas vendas no varejo, ambas atingidas pelo surto de covid-19 mais grave do país.Economia de Xangai desacelera com covid-19 na indústria e no varejoEconomia de Xangai desacelera com covid-19 na indústria e no varejo

O Produto Interno Bruto (PIB) de Xangai cresceu 3,1% no primeiro trimestre em relação a um ano antes, informou a agência local de estatísticas neste sábado (23), significativamente menos do que o crescimento de 4,8% do PIB nacional durante o mesmo período. Em 2021, o PIB de Xangai aumentou 8,1%.

“Em janeiro-fevereiro, a operação econômica da cidade ficou estável, mas devido ao impacto do surto de covid em março, o primeiro trimestre foi marcado por estabilidade seguida de declínio”, afirmou o departamento de estatísticas da cidade em comunicado.

Xangai começou a relatar casos de covid-19, no mais recente surto, no início de março, com as autoridades declarando lockdown de toda a cidade de 25 milhões de pessoas no início de abril, quando as infecções aumentaram.

A desaceleração econômica em Xangai, que não publicou dados do PIB para o quarto trimestre de 2021, deve ter piorado em abril. Seu PIB recuou 6,7% no período de janeiro a março de 2020, quando o novo coronavírus surgiu pela primeira vez.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias