Diário de São Paulo
Siga-nos

É um bom momento para investir em fundos de ações?

Se você está avaliando investir em ações, deve ter notado o sobe e desce da Bolsa durante as últimas semanas. De fato, o momento é de alta volatilidade. Mas

É um bom momento para investir em fundos de ações?
É um bom momento para investir em fundos de ações?

Redação Publicado em 13/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h17


O cenário de alta volatilidade, como o atual na bolsa, é também favorável a encontrar grandes oportunidades

Se você está avaliando investir em ações, deve ter notado o sobe e desce da Bolsa durante as últimas semanas. De fato, o momento é de alta volatilidade. Mas esta seria a hora de entrar em fundos de ações ou é melhor esperar o mercado se estabilizar?

Primeiro, é importante entender o sobe e desce da bolsa. No mês de junho, o índice Ibovespa (que leva em conta um conjunto de ações de grandes empresas) fechou com queda de 5,2%. Seis meses depois de bater o recorde e atingir 87.652 pontos, em 26 de janeiro, o índice caiu ao menor patamar desde agosto passado, fechando aos 69.814 em 18 de junho.

Mas o que está causando essa instabilidade toda? Pode-se dizer que é a combinação de fatores externos e domésticos. Lá fora, pesam fatores como a elevação da taxa de juros nos EUA e o aumento do protecionismo americano, que acirrou a tensão comercial com diversos países, sobretudo a China. Com isso, o capital saiu dos países emergentes – como o Brasil – e migrou para países como os EUA e os europeus, em geral considerados mais seguros para os investidores.

Internamente, as incertezas políticas e a proximidade da eleição presidencial, além do adiamento da votação das tão esperadas reformas e as consequências da greve dos caminhoneiros contribuíram para o aumento da volatilidade no mercado. A greve do setor de transportes também impactou negativamente. Além disso, mesmo com a inflação baixa, a economia do país continua ociosa, sem perspectiva de que isso vá mudar tão cedo.

“Este é o momento de ser cauteloso. Quem vai colocar o pé (no mercado de ações) tem que saber que a volatilidade vai continuar presente e ter perfil arrojado. Deve ter ainda um horizonte de médio ou longo prazo. Mas vale lembrar, também, que nesses momentos de incertezas aparecem as grandes oportunidades”, destaca Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, plataforma de investimentos 100% online.

Segundo Sandra, também vale destacar que as cotas dos fundos de ações também são impactadas pelas quedas recentes, ou seja, hoje dá para comprar mais cotas do que era possível meses atrás, com o mesmo valor. Essas cotas desvalorizaram entre 10% e 20% no último trimestre. Isso torna o momento atraente para investidores com perfil arrojado, e até moderado, que buscam por fundos com horizontes de médio – 3 anos – e longo prazos – a partir de 5 anos. Em outras palavras, quem optar por investir em fundos agora terá boas chances de ganhar dinheiro com o índice da bolsa voltando a crescer.

Independentemente de quanto capital você tenha para fazer investimentos, Sandra é categórica ao afirmar que, mesmo em cenários de incerteza como o atual, o que não pode ser feito, de maneira alguma, é deixar o dinheiro parado. Por isso, o recomendado é procurar orientação de um consultor de investimentos e avaliar as oportunidades que mais se encaixam ao seu perfil de investidor.

Órama

Quer investir em Fundos de Ações? Na Órama você encontra diversas opções de investimento. O cadastro na plataforma é totalmente gratuito, e tudo pode ser feito online, pelo computador ou smartphone.

Compartilhe  

últimas notícias