Diário de São Paulo
Siga-nos

É #FAKE que pesquisa Datafolha não foi registrada no TSE

A mais recente pesquisa feita pelo Datafolha de intenções de voto para presidente da República, divulgada na quarta-feira (22), está sendo questionada nas

É #FAKE que pesquisa Datafolha não foi registrada no TSE
É #FAKE que pesquisa Datafolha não foi registrada no TSE

Redação Publicado em 23/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h05


A mais recente pesquisa feita pelo Datafolha de intenções de voto para presidente da República, divulgada na quarta-feira (22), está sendo questionada nas redes sociais e acusada de ser uma “farsa” por não estar registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas a mensagem é #FAKE. O levantamento foi, sim, cadastrado na Justiça Eleitoral.

Pesquisa Datafolha (Foto:  G1)

Pesquisa Datafolha (Foto: G1)

Em vídeo publicado originalmente no canal do Youtube “IDS Infovídeo” com o título “URGENTE !!! PESQUISA É MENTIROSA !!!! NÃO ESTÁ REGISTRADA NO TSE !!!”, um internauta mostra que, ao pesquisar o número do protocolo da pesquisa no site do TSE, recebe a informação de que não há registro do levantamento no site. A busca, porém, foi feita de maneira errada.

No Facebook, uma das postagens com o vídeo tinha mais de 6 mil compartilhamentos e 65 mil visualizações até as 11h desta quinta-feira (23).

A pesquisa não aparece no portal porque o período escolhido para fazer a busca no site estava errado. O correto não é procurar pela data em que a pesquisa foi feita, 20 e 21 de agosto, mas pela data do registro – neste caso, dia 16 de agosto. Além disso, apesar do próprio site do TSE apontar como deve ser preenchido o campo do número de identificação, o autor do vídeo insere os caracteres com um hífen faltando e um espaço a mais. Caso o eleitor não saiba a data exata, é possível encontrar a pesquisa apenas com o número correto de identificação.

O levantamento do Datafolha encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” entrevistou 8.433 eleitores em 313 municípios. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-04023/2018.

Pesquisa está, sim, registrada no TSE (Foto: Reprodução/TSE)

Pesquisa está, sim, registrada no TSE (Foto: Reprodução/TSE)

Compartilhe  

últimas notícias