Diário de São Paulo
Siga-nos

É campeão! Flamengo perde para o São Paulo, conta com tropeço do Internacional e celebra o título brasileiro

O Morumbi terminou com festa em dobro nesta quinta-feira, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo venceu por 2 a 1, garantiu sua vaga na fase

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 26/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 00h32


Clube paulista também festeja vaga na fase de grupos da Libertadores com vitória por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Morumbi

Resumão

O Morumbi terminou com festa em dobro nesta quinta-feira, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo venceu por 2 a 1, garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores, mas a comemoração no gramado ficou por conta do Flamengo, campeão brasileiro de 2020, repetindo a conquista de 2019, mas desta vez com muito mais sufoco. Os jogadores do clube carioca acompanharam por telefones celulares os minutos finais do empate entre Internacional e Corinthians em 0 a 0 em Porto Alegre e explodiram ao serem informados do fim do jogo.

Campeões em sequência

Com as conquistas de 2019 e 2020, o Flamengo atual igualou o feito do Flamengo dos anos 80, campeão em 1982 e 1983, quando contou o atacante Nunes em seu elenco. O ex-jogador foi o responsável por entregar a taça de campeão nesta quinta-feira.

Na era dos pontos corridos, desde 2003, apenas São Paulo (2006, 2007 e 2008) e Cruzeiro (2013 e 2014) haviam sido campeões em anos seguidos.

O começo do drama

O Flamengo entrou em campo com a missão de conquistar uma vitória para não depender de outros resultados na busca pelo título. O São Paulo também precisava vencer para se garantir na fase de grupos da Libertadores. O domínio do Flamengo no primeiro tempo não foi suficiente para criar chances claras. Em sua única finalização nos 45 minutos iniciais, o São Paulo fez 1 a 0, em cobrança de falta de Luciano, que contou com a colaboração de Hugo Souza.

Em Porto Alegre, no primeiro tempo, a arbitragem já havia anulado um pênalti e um gol do Internacional com o auxílio do VAR, deixando o Flamengo ainda na primeira colocação.

Nova falha de Hugo

A aposta do Flamengo seguiu nas jogadas de bola parada. Em uma delas, empatou logo no começo do segundo tempo. Gustavo Henrique escorou para Bruno Henrique empatar. No entanto, o São Paulo voltou a ficar na frente do placar aos 13 minutos, quando Hugo Souza chutou mal para frente, Daniel Alves dominou e tocou para Pablo marcar.

Gabigol saiu machucado, substituído por Pedro. Depois, Gomes e Matheuzinho entraram nos lugares de Diego e Isla. Nada aconteceu no Flamengo. O São Paulo conseguiu controlar o jogo com tranquilidade e não permitiu grandes chances ao adversário, segurou bem a vitória e garantiu a conquista de seu objetivo, pelo menos, nesse jogo.

Sofrimento depois do apito final

Ao Flamengo, restou torcer pelo Corinthians. As cenas dos jogadores no banco acompanhando o jogo contra o Internacional mostraram que não havia capacidade de reação em campo. O sofrimento continuou até depois do apito final.

Já com o jogo no Morumbi encerrado, o Internacional teve mais um gol anulado por impedimento de Edenílson nos últimos minutos. Em campo, assistindo ao jogo por aparelhos de telefone celular, os jogadores do Flamengo iniciaram a festa assim que aconteceu o apito final em Porto Alegre. Festa do campeão brasileiro de 2020.

Jogadores do Flamengo acompanham o jogo do Internacional, após o apito final contra o São Paulo

Jogadores do Flamengo acompanham o jogo do Internacional, após o apito final contra o São Paulo

Calvário e título

Ídolo do São Paulo, o ex-goleiro Rogério Ceni nunca venceu o ex-clube no cargo de treinador. O confronto desta quinta-feira foi o oitavo, com seis derrotas e dois empates, incluindo duas eliminações da Copa do Brasil de 2020, comandando Fortaleza e Flamengo. Desta vez, no entanto, saiu de campo campeão no estádio onde brilhou por 20 anos.

Rogerio Ceni é celebrado no Morumbi

Rogerio Ceni é celebrado no Morumbi (Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Em campo, Ceni viu o goleiro do seu time falhar novamente contra o São Paulo. Hugo Souza já havia sido protagonista de uma falha ao tentar driblar Brenner dentro da pequena área em jogo válido pela Copa do Brasil, no Maracanã, onde o Flamengo perdeu por 2 a 1. Desta vez, o jovem falhou ao se posicionar mal na cobrança de falta de Luciano e chutar mal uma bola recuada por Gustavo Henrique, que originou o segundo gol do São Paulo.

A conquista do título, no entanto, será capaz de amenizar, pelo menos, momentaneamente a situação do jovem goleiro. Diego Alves, machucado, ficou fora da reta final da competição, mas foi a campo levantar a taça ao lado de Diego e Everton Ribeiro.

Craque do jogo

Luciano fez de tudo em campo. Reclamou muito da arbitragem, correu por todo o campo e marcou o gol em cobrança de falta que abriu caminho para a vitória do São Paulo. Ele foi eleito o Craque do Jogo e terminou o Campeonato Brasileiro como um dos artilheiros da competição, com 18 gols.

Próximos passos

Agora, os times voltam as suas atenções para os campeonatos estaduais. O Flamengo estreia no Carioca na terça-feira, contra o Nova Iguaçu, no Maracanã. Domingo, o São Paulo enfrenta o Botafogo, de Ribeirão Preto, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Covid-19

A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2020 foi realizada no mesmo dia em que o Brasil teve o maior número de mortes diárias registradas por Covid-19 desde o início da pandemia no começo de 2020: 1.582.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias