Diário de São Paulo
Siga-nos

E A COPA COM O VAR ?

Olá, amigos do DIA.

E A COPA COM O VAR ?
E A COPA COM O VAR ?

Redação Publicado em 26/06/2018, às 00h00 - Atualizado em 20/07/2018, às 12h10


Olá, amigos do DIA.

É com prazer que estarei com vocês quinzenalmente nesta coluna, a convite do Flávio Godoi e da direção do jornal, num ano muito importante para mim, que estou completando 60 anos de jornalismo esportivo.

Futebol é a minha grande paixão. E no mundo da bola, sempre gostei muito do tema arbitragens; é que cresci nesse meio. O meu falecido pai, o jornalista Flávio Iazzetti, foi o primeiro instrutor de árbitros no Brasil e fez o curso de instrutor em 1947 em Londres, representando a então CBD e a Federação Paulista de Futebol que o indicaram para aqueles 3 meses na Inglaterra.

Ao voltar ao Brasil, fundou a escola de árbitros da FPF com o aval do então presidente Roberto Gomes Pedrosa e do dr. Paulo Machado de Carvalho. Então, cresci nesse meio.

Estou entre aqueles que sempre defenderam a tese do uso da tecnologia ligado ao trabalho dos árbitros e a criação do VAR (Vídeo Assistent Referee). O que após alguns testes, definitivamente entra em funcionamento na atual Copa Mundial na Rússia.

Ao final da Copa a avaliação será melhor para correções que certamente serão necessárias.

Importante, porém, é o entendimento que o árbitro principal é quem decide tudo no jogo. Se ele quiser poderá solicitar as imagens para analisar e tomar a sua decisão. Os árbitros de vídeo, todavia, podem e devem avisá-lo pelo rádio de comunicação quando ele deve fazer a avaliação das imagens. E após a verificação ele é que decidirá : foi pênalti ou não; estava impedido ou não; houve a falta ou não; houve o toque de mão ou foi bola na mão …A consulta deve ser rápida e o jogo reiniciado com a sua decisão (sempre a dele árbitro principal).

Na próxima coluna analisaremos as várias solicitações dos apitadores e os casos observados.

Portanto, o assunto VAR ainda vai ser estudado e observado para que se extraia o melhor para desenvolvimento dos jogos e melhore o nível das arbitragens em geral.

Compartilhe  

últimas notícias