Diário de São Paulo
Siga-nos

Dupla função: Diego Souza vive auge como “9” do Grêmio após brilhar como “7” no Palmeiras

Poucos personagens conhecem tanto os dois lados da final da Copa do Brasil quanto Diego Souza. Hoje consagrado como jogador no Brasil e vivendo uma ótima

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 27/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h47


Centroavante gremista foi meia-atacante no Verdão (e goleador, mas nem tanto quanto agora)

Poucos personagens conhecem tanto os dois lados da final da Copa do Brasil quanto Diego Souza. Hoje consagrado como jogador no Brasil e vivendo uma ótima temporada 2020 como centroavante do Grêmio, o jogador de 35 anos também se destacou com a camisa do Palmeiras, mas atuando em outra posição.

Se o Diego Souza do Grêmio é um “9” decisivo, com 28 gols em toda temporada 2020, recorde na própria carreira, o veterano se destacou pelo Palmeiras com a camisa 7 e mais recuado, credenciado justamente por uma passagem pelo tricolor de Porto Alegre como meia-atacante decisivo.

Então com a 7 de Edmundo, Diego Souza ultrapassou as 100 partidas com a camisa do Palmeiras e anotou 38 gols. Até hoje, o hoje centroavante do Grêmio ocupa um lugar expressivo na lista dos goleadores palmeirenses no século XXI: é o sexto colocado no ranking.

Diego Souza chegou ao Palmeiras em 2008 como um dos grandes investimentos do clube para a temporada. Na época, a diretoria alviverde firmou uma parceria com a Traffic para reforçar o elenco, e o então meia de 22 anos se tornou protagonista.

Como meia-atacante e ao lado de Valdivia no setor, Diego Souza viveu uma temporada 2008 de consolidação no alto nível do futebol brasileiro. O ainda jovem jogador venceu o Campeonato Paulista de 2008 sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e se credenciou como um dos principais nomes da equipe.

Diego Souza comemora gol pelo Palmeiras em 2008 — Foto: Agência estado

Diego Souza comemora gol pelo Palmeiras em 2008 — Foto: Agência estado

A temporada de 2009, embora sem títulos, foi ainda melhor no aspecto individual, mas com uma grande polêmica que ainda marca o jogador quando abordada a passagem pelo Palmeiras. Na semifinal do Paulistão contra o Santos, Diego Souza acabou expulso após provocação de Domingos e viu o time ser eliminado.

No segundo semestre, contudo, veio o auge com a camisa alviverde. Diego Souza terminou como um dos destaques da campanha do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, que começou com a empolgação de um possível título e terminou em frustração, com a equipe até fora da Copa Libertadores.

Golaço da 37ª rodada: Diego Souza, do Palmeiras

Golaço da 37ª rodada: Diego Souza, do Palmeiras

Naquele ano, Diego Souza anotou talvez o gol mais bonito da carreira, um chute do meio-campo contra o Atlético-MG, no antigo Palestra Itália, e ganhou uma chance de Dunga na seleção brasileira. O meia-atacante voltou a figurar como um destaque do Brasileirão, entrando para a seleção da competição nos dois anos (2008 e 2009).

Em 2010, a relação entre Diego Souza e Palmeiras começou a desgastar, especialmente depois do episódio no qual o jogador se desentendeu com torcedores. No meio do ano, sem o mesmo clima bom das duas temporadas anteriores, acabou negociado com o Atlético-MG.

Em 2010, Diego Souza faz gesto obsceno para torcida do Palmeiras após ser vaiado

Em 2010, Diego Souza faz gesto obsceno para torcida do Palmeiras após ser vaiado

A partir da passagem pelo Palmeiras, Diego Souza rodou por mais nove clubes antes de retornar ao Grêmio, clube que gerou o interesse palmeirense há mais de 10 anos.

O meia-atacante jovem e de imposição física, conforme envelheceu, foi se tornando um atacante de fato, principalmente nas passagens recentes por Sport, São Paulo e Botafogo, até viver a melhor fase como “9” no Rio Grande do Sul.

Diego Souza usa a 29 no Grêmio e atua como um autêntico "9" — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Diego Souza usa a 29 no Grêmio e atua como um autêntico “9” — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Sob o comando de Renato Gaúcho, Diego Souza se tornou um dos principais goleadores do país. Nunca na carreira o jogador havia alcançado a marca de 28 gols em uma só temporada, como conseguiu aos 35 anos e sendo referência no Grêmio.

Aos 35 anos, Diego Souza faz a temporada com mais gols da carreira

Aos 35 anos, Diego Souza faz a temporada com mais gols da carreira

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias