Diário de São Paulo
Siga-nos

Dr Sinval Malheiros – Padre Synval Januário, um legado de bondade

No início do mês de agosto, comemora-se o Dia do Padre. Em minha humilde opinião, todas as pessoas que atuam como bom pastor, encaminhando as ovelhas do

Dr Sinval Malheiros – Padre Synval Januário, um legado de bondade
Dr Sinval Malheiros – Padre Synval Januário, um legado de bondade

Redação Publicado em 13/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 14h50


No início do mês de agosto, comemora-se o Dia do Padre. Em minha humilde opinião, todas as pessoas que atuam como bom pastor, encaminhando as ovelhas do Senhor e auxiliando-as em seus conflitos e em suas lutas, merecem o nosso reconhecimento.

Nesse contexto, e rogando a Deus para que abençoe todos os padres de nosso País, quero destacar um pouco do muito que é feito pelo padre Synval Januário, na cidade de Catanduva, sacerdote cuja vida é verdadeiro exercício de amor e suas ações são constantes exemplos e testemunhos de como devemos nos portar diante da nossa vida terrena.

Durante minha longa jornada de médico e homem público tive o prazer de conhecer diversas pessoas caridosas, competentes e dedicadas em ajudar o próximo. Dentre as amizades que plantei e cultivei com carinho, registro este ser humano iluminado, bondoso e dotado de vasta cultura.

Aos 81 anos de idade, e com disposição jovial, padre Synval Januário lidera há décadas a comunidade da Paróquia São Francisco de Assis. São 53 anos de sacerdócio que vão muito além das suas obrigações eclesiásticas do dia a dia, como missas, batizados, casamentos etc. Padre Synval sempre se faz presente, oferecendo o apoio e o suporte necessários para que muitas pessoas encontrem a melhor solução e o melhor caminho.

Ele fez a diferença como membro da Fundação Padre Albino, com constante empenho para a melhoria do atendimento gratuito de saúde aos enfermos de todas as localidades. Também se destacou como um dos principais responsáveis pela criação da Diocese de Catanduva, preparando a documentação necessária enviada ao Vaticano e aprovada com louvor pelo próprio Papa, que posteriormente o nomeou como Chanceler.

Sábio, de fala mansa e acolhedora, Pe. Synval fez e ainda faz muito pela nossa região. Essa fortaleza sacerdotal já faz parte da história de Catanduva. No passado, sua simplicidade e humildade o fez recusar a “Medalha 14 de Abril”, declinando da maior honraria oferecida pelo Legislativo Municipal aos ilustres benfeitores do município. Ele não se considera merecedor de homenagens.

Infelizmente, minhas agendas médica e parlamentar me impedem de desfrutar de momentos mais constantes e duradouros com meu “xará”. Costumávamos nos encontrar nos eventos da Associação dos Aposentados, onde sou médico e ele patrono da entidade. Como é reconfortante receber aquele abraço de paz. Uma bondade refletida em sorriso e ações que nos faz acreditar que sempre é possível construir um mundo melhor.

No começo desta semana, quando acordei de madrugada para viajar à Brasília, onde iniciaríamos o debate de projetos polêmicos na Câmara dos Deputados, me questionei sobre o fato de ser apenas um médico do interior neste turbulento cenário político que o Brasil atravessa. Então lembrei-me de citações épicas de São Francisco de Assis, costumeiramente utilizadas nas inesquecíveis homilias de Padre Synval: “Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras”.

Esse discurso, portanto, é apenas uma forma singela de dizer “Muito obrigado” a um grande amigo!

* O autor, Dr. Sinval Malheiros, é médico e deputado federal pelo PTN-SP

Compartilhe  

últimas notícias