Diário de São Paulo
Siga-nos

Dr. Eduarco Grecco – Setembro Laranja: Mês da Conscientização da Obesidade Infantil

O sobrepeso e a obesidade não são somente problemas estéticos ou que podem fazer com que crianças e adolescentes sofram bullying. Estão também associados ao

Dr. Eduarco Grecco – Setembro Laranja: Mês da Conscientização da Obesidade Infantil
Dr. Eduarco Grecco – Setembro Laranja: Mês da Conscientização da Obesidade Infantil

Redação Publicado em 26/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h51


O sobrepeso e a obesidade não são somente problemas estéticos ou que podem fazer com que crianças e adolescentes sofram bullying. Estão também associados ao surgimento de diversas doenças ainda na fase de crescimento e depois quando adultos. Entre as principais doenças temos o diabetes, problemas cardíacos e no esqueleto.

Mais de 15% das crianças e 8% dos adolescentes no Brasil estão acima do peso e muitos continuam após a idade adulta. Estudos demonstram que a maior parte dos pais não reconhecem os seus filhos com excesso de peso ou obesos e a preocupação maior é sempre quando parecem comer pouco.

Diversos fatores estão associados ao ganho de peso: genética, hábitos alimentares errados,  falta de exercício físico, distúrbios psicológicos, entre outros. Nem sempre crianças obesas ingerem uma grande quantidade de alimento. Mais importante que a quantidade é a qualidade do que está sendo oferecido. As comidas industrializadas, as redes de fast food e hábitos alimentares errados dos familiares estão entre os grandes vilões do ganho de peso.

Com o avanço da tecnologia e crescimento da violência, muitos pais incentivam as crianças a se divertirem utilizando tecnologias digitais e, desta forma, a prática da atividade física fica em segundo plano. Não jogam bola, não brincam ao ar livre, não correm, mas passam horas na frente da televisão e em geral comendo alguma besteira.

A ansiedade também ocorre em crianças e adolescentes por diferentes causas. Entre as principais estão o estresse em semanas de provas e vestibulares. A ansiedade faz comer mais, mesmo não tendo fome.

Alguns problemas hormonais também podem ter relação com a obesidade. O hipotireoidismo, excesso de insulina e deficiência do hormônio de crescimento podem ter relação com o ganho de peso.

Pesquisas demonstram que quando um dos pais é obeso, a chance do filho se tornar obeso é de 50% e isso passa para quase 100% quando os dois são obesos. Isso reflete a influência dos fatores genéticos na obesidade.

Prevenção é a forma mais eficaz de combater a obesidade. Na década de 70, apenas 3% das crianças eram obesas. Atualmente, estima-se que no mundo todo mais de 41 milhões de crianças menores que 5 anos estão obesas, sendo a doença crônica mais prevalente entre as crianças.

Dicas de prevenção da obesidade:

  • Ter uma alimentação mais saudável, rica em frutas, verduras e legumes. Seguir os horários das refeições, evitando “beliscar” nos intervalos;
  • Evitar refrigerantes, frituras e doce em excesso;
  • Exercícios físicos deve ser realizado diariamente, mas sempre com supervisão de um profissional.

_____________________________

Dr. Eduardo Grecco- Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (SP).  Possui residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Paulo. Especializado em Endoscopia Digestiva Alta pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Professor afiliado da disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo e coordenador do Serviço e da Residência Médica de Endoscopia da Faculdade de Medicina do ABC. Membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Membro da Association for Bariatric Endoscopy (ABE). Membro da American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE). Membro da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO). Consultor da Apollo Endosurgery. Endoscopista Bariátrico do Instituto EndoVitta. Atualmente, o Dr. É Professor do Curso de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Site: www.institutoendovitta.com.br

Compartilhe  

últimas notícias