Diário de São Paulo
Siga-nos

Doria rebate Bolsonaro: “Estamos fazendo o que ele não faz: liderar”

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20) a maneira que o presidente Jair Bolsonaro (sem

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 21/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h08


Jair Bolsonaro criticou medidas tomadas por governadores. Doria, no entanto, defende que governadores estão fazendo o que ele deveria fazer

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20) a maneira que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está governando durante a pandemia do coronavírus. A crítica ocorre após Bolsonaro ter desaprovado ações que governadores realizaram para conter a doença.

“Lamento dar essa informação de que estamos fazendo aquilo que deveria caber ao líder do país, que é o presidente Jair Bolsonaro, e que, lamentavelmente, ele não faz. E quando faz, faz errado”, disse Doria .

“Estamos fazendo o que ele [Bolsonaro] não faz, que é liderar a luta contra o coronavírus”, argumentou Doria. O governador afirmou que Bolsonaro está minimizando processos de combate à doença. O tucano defendeu que é necessário “compreender a importância do respaldo da informação científica e da área da medicina e estabelecer diálogo e entendimento com prefeitos e governadores”.

Mais cedo nesta sexta-feira, Bolsonaro criticou a ação do governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) de suspender voos que viessem de estados onde há casos de coronavírus . Em sua fala, o presidente também desaprovou ações tomadas por outros governadores, entre eles Doria.

“Tem certos governadores que estão tomando medidas extremas, que não competem a eles. Fechar aeroporto, fechar rodovias, não compete a eles. Fechar shopping, etc, fechar feira… Se o comércio para, o pessoal não tem o que comer”, defendeu Bolsonaro . Doria foi um dos governadores que determinou que shoppings fossem fechados.

“Eles vão querer jogar a responsabilidade em mim…. A economia está parando. [Os governadores] estão tomando medidas, no meu entender, exageradas. Não compete a ele, meu Deus do céu. Precisamos de medidas equilibradas e não levar pânico. Vamos superar juntos isso aí”, disse.

“Não posso levar para o extremismo. Eu não posso, como chefe de estado, sair gritando por aí ‘vai morrer todo mundo, não tem jeito’. Não podemos entrar nessa situação, no pânico. Piora a situação do Brasil. Tenho que falar a verdade e transmitir tranquilidade ao povo brasileiro”, disse Bolsonaro, contra-argumentando a opinião de Doria .

IG

Compartilhe  

últimas notícias