Diário de São Paulo
Siga-nos

Doria pressiona Governo Federal por recursos para CoronaVac

Depois de pedido realizado pelo Instituto Butantan , o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), protocolou ofício endereçado ao Ministério da Saúde pedindo

Doria pressiona Governo Federal por recursos para CoronaVac
Doria pressiona Governo Federal por recursos para CoronaVac

Redação Publicado em 20/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h21


O governador de São Paulo pede que CoronaVac tenha recursos do Governo Federal da mesma forma que vacina de Oxford; ofício foi enviado

Depois de pedido realizado pelo Instituto Butantan , o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), protocolou ofício endereçado ao Ministério da Saúde pedindo verba para a produção da CoronaVac , vacina realizada pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Doria enviou o ofício para o general Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde. O Governo Federal, em especial o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já  menosprezou a vacina financiada pelo Estado de São Paulo por conta do envolvimento de uma empresa da China.

O governador e o Instituto Butantan pediram R$ 1 bilhão, o mesmo valor que foi investido na vacina de Oxford, desenvolvida com a AstraZeneca. A empresa fechou acordo com o governo brasileiro e será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Como entendemos que, como não há disputa, não há razão de apoiar uma vacina e não apoiar a outra. Fizemos um ofício, protocolado ontem no Ministério da Saúde, solicitando o mesmo valor. Não queremos tirar recursos da vacina de Oxford”, afirmou Doria .

Ele também fez cobranças à Câmara para que garantam que recursos também sejam aplicados no Instituto Butantan.

No início deste mês, a  MP 994 foi assinada por Bolsonaro para liberar quase R$ 2 bilhões em crédito extraordinário para que seja possível a realização da produção da vacina de Oxford pela Fiocruz.

O governador afirmou à TV Band que 5 milhões de doses da CoronaVac serão produzidas entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias