Diário de São Paulo
Siga-nos

Doria escolhe quinto ministro de Temer para atuar como secretário em SP

O governador eleito João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (6) o quinto ministro do governo Michel Temer (PMDB) para integrar sua equipe. No total,

Doria escolhe quinto ministro de Temer para atuar como secretário em SP
Doria escolhe quinto ministro de Temer para atuar como secretário em SP

Redação Publicado em 06/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h03


O governador eleito João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (6) o quinto ministro do governo Michel Temer (PMDB) para integrar sua equipe. No total, Doria anuncioiu quatro nomes nesta quinta.

O futuro secretário do Turismo de São Paulo será o atual ministro Vinicius Lummertz. Ele nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, tem 58 anos. Formado na Universidade Americana de Paris em Ciências Políticas, foi presidente da Embratur de 2015 a 2018, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo de setembro de 2012 a maio de 2015, entre outros.

Antes, Doria anunciou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , Gilberto Kassab, para a Casa Civil, Sérgio Sá Leitão (Cultura) para a Secretatria da Cultura e Rossieli Soares (Educação) para a mesma pasta.

Questionado sobre o fato de ser o quinto nome do governo Temer a ser anunciado por Doria, Vinicius Lummertz afirmou que pretende inovar na secretaria.

Embora tenha elogiado reformas feitas pelo governo Temer, ele negou que a pasta será um continuidade do modelo federal.

“Não há continuidade [do governo Temer] Há início do governo João Doria. Estamos falando de conceitos de mudanças, de reformas na direção de um país mais liberal e mais funcional. Transformações é o que estamos pensando quando entendemos a agenda do governo federal nova, a que esteve presente até agora e a que é a essência do governo João Doria. Não um Brasil paralisado do passado, um Brasil ideológico, nas um Brasil que busque liberdade para empreender, trabalhar e dar retorno para as pessoas”, disse.

“O João é um grande inovador. Eu vou ter a condição aqui em São Paulo de trabalhar na inovação. Devemos deixar de ter medo de encher parques temáticos, de desenvolver marinas e portos turísticos, de visita a parque naturais, de desenvolver a economia de Turismo e fazer com que ela seja mais livre. São Paulo tem um potencial turístico e necessita de uma embalagem nova, de uma leitura nova, de um ‘branding'”, afirmou.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que engloba ciência, tecnologia e trabalho, Doria escolheu Patricia Ellem, 40 anos, co-fundadora do Movimento Agora. Ela é formada em Administração de Empresas pela FEA-USP e preside a Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health.

Ellen defendeu uma discussão sobre a possível cobrança de mensalidades nas universidades públicas.

“A cobrança de mensalidade é uma das pauta que estão sendo discutidas e tem que ser discutida envolvendo as universidades. As universidades públicas brasileiras têm muita autonomia hoje e nada pode ser feito sem envolver a universidade, os estudantes e a sociedade. Eu sei o impacto que uma universidade pública pode ter na vida de uma pessoa. O segredo é garantir que o máximo de pessoas possam ter esse acesso. Quem pode pagar, se puder pagar para que mais pessoas que não possam pagar tenham acesso, é uma discussão importante de se ter”, disse.

Élia Parnes, de 52 anos, será secretária de Desenvolvimento Social. Ela é formada em administração de empresas pela FEA-USP e atuou por mais de 20 anos na UNIBES.

Implantou o primeiro Centro Dia do Idoso na capital, e unidades de Serviço de Assistencia Social a Famílias e Instituições de Longa Permanência para Idosos no município de São Paulo

Para a presidência da DesenvolveSP, Doria escolheu Milton Luiz de Melo Santos, de 67 anos, que já comandou a agência e hoje é presidente da Associação Viva o Centro. Foi funcionário do Banco Central do Brasil por 37 anos, tendo ocupado diversos cargos, sendo o último, secretário executivo e chefe de gabinete na gestão Henrique Meirelles (dez/2006).

O novo presidente do Memorial da América Latina vai ser Jorge Damião, de 61 anos, que foi secretário de Esportes na gestão Doria à frente da Prefeitura. Ele é formado em Administração, com Pós Graduação em Gestão Pública pela FAAP e Pós Graduação pela FIA/USP em Gestão do Esporte.

Na coletiva, Doria disse que queria Ana Paula do Volêi para a Secretaria de Esportes, mas que ela negou porque tem “problema familiar com o filho menor”.

Doria, que assumirá em 1º de janeiro de 2019, já anunciou 17 secretários de estado, dois secretários especiais, sete presidentes de estatais e agências e a cúpula da Segurança Pública. Até a próxima terça, todos os secretários devem ser anunciados.

Três novos secretários e dois novos presidentes de agência com o governador eleito, João Doria — Foto: Divulgação

Três novos secretários e dois novos presidentes de agência com o governador eleito, João Doria — Foto: Divulgação

Compartilhe  

últimas notícias