Diário de São Paulo
Siga-nos

Doncic faz 48 pontos e comanda Eslovênia em vitória contra a Argentina

Não é à toa que ele tem o apelido de Luka Magic. Astro da NBA e do Dallas Mavericks, Luka Doncic, esloveno de 22 anos, fez de tudo ao comandar a sua seleção

ESLOVENIA
ESLOVENIA

Redação Publicado em 26/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h53


Não é à toa que ele tem o apelido de Luka Magic. Astro da NBA e do Dallas Mavericks, Luka Doncic, esloveno de 22 anos, fez de tudo ao comandar a sua seleção em uma fácil vitória contra a Argentina na estreia das duas equipes no basquete masculino das Olimpíadas – quase bateu recorde do brasileiro Oscar Schmidt. O placar da partida, disputada na madrugada desta segunda-feira (tarde em Tóquio), foi de 118 a 100.

Doncic marcou 48 pontos e foi o cestinha do jogo – foram seis bolas convertidas de três em 14 tentativas. Além disso, anotou 11 rebotes, cinco assistências e três tocos. Tirou os argentinos do sério. Em Seul 1988, Oscar marcou 55 pontos contra a Espanha e, desde então, é o maior pontuador de uma partida em Olimpíadas. A marca dura 33 anos.

Uma das candidatas ao pódio, a Eslovênia confirmou ter conjunto que pode incomodar os adversários. Pela primeira vez nos jogos, não se intimidou diante de uma seleção com história: quarta no ranking mundial, a Argentina foi bronze em Pequim 2008 e ouro em Atenas 2004 e foi vice da Copa do Mundo de 2019.

Os próximos adversários da Eslovênia são Japão (quinta, 1h40) e Espanha (domingo, 1º de agosto, 5h20). A Argentina enfrenta ainda Espanha (quinta, 9h) e Japão (domingo, 1º de agosto, 1h40). O torneio tem 12 seleções, divididas em três chaves de quatro. Passam para as quartas de final os dois melhores de cada grupo e mais os dois melhores terceiros.

Luka Doncic marca mais dois pontos contra a Argentina — Foto: Gregory Shamus / Getty Images

Luka Doncic marca mais dois pontos contra a Argentina — Foto: Gregory Shamus / Getty Images

A classificação da Eslovênia ocorreu pouco antes dos Jogos de Tóquio. O time conseguiu a única vaga no pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia, com uma média de 106 pontos por partida. Teve ainda uma preparação boa para o torneio, o que não ocorreu com a Argentina. O time sul-americano perdeu amistosos para Estados Unidos, Nigéria e Austrália.

O jogo

Primeiro período – Argentina 24 x 32 Eslovênia: com 19 pontos, Doncic comandou a sua seleção. Ele fez três cestas de três pontos, o que acabou surpreendo a Argentina, que ficou confusa na marcação. Campazzo foi o destaque argentino, com sete pontos.

Segundo período – Argentina 18 x 30 Eslovênia: Donci começou no banco, o que deixou a Eslovênia com um pouco de dificuldade ofensiva. A diferença no placar caiu para seis pontos logo no começo, o que obrigou o time europeu a parar o jogo. Com o retorno de Donci, a Eslovência voltou a comandar a partida. Até porque o time sul-americano se mostrou precipitado e abusou dos erros nos arremessos de três pontos – levou ainda uma falta técnica. O astro esloveno continuou com a mão calibrada e chegou a duas assistências, oito rebotes e 31 pontos. Scola virou o cestinha argentino com 12 pontos. Placar do intervalo: Argentina 66 x 88 Eslovênia.

Luka Doncic pega mais um rebote em vitória sobre a Argentina — Foto: Gregory Shamus / Getty Imagens

Luka Doncic pega mais um rebote em vitória sobre a Argentina — Foto: Gregory Shamus / Getty Imagens

Terceiro período – Argentina 24 x 26 Eslovênia: a argentina começou a equilibrar a partida, mas sempre que se aproximava do placar… Donci resolvia. Dentro ou fora do garrafão. Mesmo assim, Scola e Campazzo ensaiaram uma reação.

Quarto período – Argentina 34 x 30 Eslovênia: Donci jogou menos – ele ficou 31 minutos em quadra. Com isso, a Argentina venceu o último período. A Eslovênia cometeu alguns erros defensivos, o que não colocou em risco a vitória em nenhuma momento. Scola foi o cestinho argentino com 23 pontos.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias