Diário de São Paulo
Siga-nos

Domenicali se surpreende por Hamilton não ser favorito entre fãs da F1

Lewis Hamilton pode ser o maior campeão da história e ser reconhecido até fora do esporte, mas não é o piloto favorito do público da Fórmula 1. O posto

Domenicali se surpreende por Hamilton não ser favorito entre fãs da F1
Domenicali se surpreende por Hamilton não ser favorito entre fãs da F1

Redação Publicado em 28/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h26


Pesquisa foi feita pela própria categoria, com 167 mil participantes na faixa dos 32 anos, e divulgada na última semana; Verstappen foi eleito o mais popular entre o público, mas Hamilton vence no Reino Unido

Lewis Hamilton pode ser o maior campeão da história e ser reconhecido até fora do esporte, mas não é o piloto favorito do público da Fórmula 1. O posto pertence a Max Verstappen, rival do britânico pelo título em 2021 e mais votado em pesquisa feita pela categoria. Presidente da F1, Stefano Domenicali se disse surpreso pela ausência do heptacampeão, que ainda ficou atrás de Lando Norris na votação.

– Bem, devo dizer que me surpreendo, de certa forma. Mas se você pensar na demografia das pessoas que estão mais envolvidas nesse tipo de votação, dá pra entender porque Lando (Norris) tem um grande público. Ele tem uma abordagem diferente com eles, é mais próximo das pessoas que estão acompanhando o esporte. Mas é minha visão pessoal – comentou Domenicali.

Stefano Domenicali e Lewis Hamilton no GP da Turquia — Foto:  Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Stefano Domenicali e Lewis Hamilton no GP da Turquia — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Dos 167 mil participantes do questionário, 14,4% votaram em Verstappen; Norris vem logo atrás com 13,7% das escolhas. Hamilton é o terceiro mais popular, com 12,5% dos votos.

Como apontado por Domenicali, os votantes representam o público jovem da F1: a média de idade é de 32 anos, a menor desde que a categoria começou a pesquisa; a maior parte dos participantes, quase 35%, têm entre 16 e 24 anos.

Norris é um dos pilotos mais jovens da F1 atual; completará 22 anos em novembro. Ele estreou na categoria em 2019 pela McLaren e além de se destacar nesta temporada pela consistência, tem uma fã base sólida sobretudo pelas transmissões de jogos virtuais que faz fora das semanas de corrida.

A equipe britânica, por sinal, foi quem ganhou na votação de times mais populares da F1. Com 29,5% dos votos, a McLaren superou a RBR, que obteve 19,8% da preferência do público.

A Ferrari, apoiada pelos fiéis tifosi italianos, aparece apenas em terceiro lugar com 17,9%. Atual líder do campeonato de construtores, a Mercedes é a quarta favorita dos fãs, com 11,9%,

Lando Norris, da McLaren, autografa boné no GP dos EUA da F1 — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lando Norris, da McLaren, autografa boné no GP dos EUA da F1 — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A pesquisa aponta uma predominância do favoritismo de Verstappen entre o público de 25 a 34 anos enquanto Norris foi o favorito das torcedoras mulheres, que elegeram Ricciardo como seu segundo piloto mais querido. Para Domenicali, o resultado aponta o impacto da presença da nova geração de pilotos na F1:

– Não quero dar a isso uma magnitude maior do que tem, mas com certeza é um sinal de que, como sempre disse, não temos problemas com a nova geração de pilotos. Temos um grupo incrível de jovens muito talentosos e muito bons pilotos que são valiosos para a Fórmula 1.

Apesar da queda de popularidade diante de um público mais jovem – Hamilton foi o vencedor da mesma votação em 2017 -, o heptacampeão foi o favorito dos votantes no Reino Unido, superando o compatriota da McLaren. O piloto da Mercedes também foi o mais votado entre o público na faixa dos 35 anos.

Lewis Hamilton acena para o público no GP dos EUA; piloto foi eleito o favorito dos fãs da F1 no Reino Unido — Foto:  Ken Murray/Icon Sportswire via Getty Images

Lewis Hamilton acena para o público no GP dos EUA; piloto foi eleito o favorito dos fãs da F1 no Reino Unido — Foto: Ken Murray/Icon Sportswire via Getty Images

A pesquisa contou com a participação de 167 mil pessoas de 187 países diferentes. Deste total, 57% representam fãs da Europa; o público das Américas totalizou 21% dos votos, bem como da Ásia e do Pacífico, da África e do Oriente Médio, com o mesmo percentual.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias