Diário de São Paulo
Siga-nos

Dois meses após final, Palmeiras reencontra São Paulo com mudanças e nova formação

Dois meses depois da final do Campeonato Paulista, o Palmeiras reencontra o São Paulo no próximo sábado com mudanças no time titular, no ambiente do clube e

PALMEIRAS
PALMEIRAS

Redação Publicado em 29/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h25


Dois meses depois da final do Campeonato Paulista, o Palmeiras reencontra o São Paulo no próximo sábado com mudanças no time titular, no ambiente do clube e também na formação tática da equipe de Abel Ferreira.

O confronto do Morumbi, que terá início às 19h e é válido pela 14ª rodada do Brasileirão, será o primeiro de uma série de partidas decisivas entre os rivais – eles também duelarão por uma vaga nas semifinais da Libertadores.

No dia 23 de maio, o Verdão jogou na derrota por 2 a 0 com Weverton; Luan (Gabriel Menino), Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo), Danilo Barbosa (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Victor Luis (Wesley); Rony e Luiz Adriano.

São Paulo x Palmeiras, final do Paulistão 2021 — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

São Paulo x Palmeiras, final do Paulistão 2021 — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Desde então, os palmeirenses superaram um início irregular no Brasileirão, com direito a cobranças de Abel Ferreira e resposta de Maurício Galiotte, e hoje estão na liderança isolada do torneio nacional. Além do ambiente mais em sintonia, com reforços e comissão e diretoria mais alinhadas, a equipe mudou peças e de característica.

Na fase de grupos da Libertadores, o Verdão encaixou com uma formação com três zagueiros. Aquela equipe procurava uma ligação mais direta para o ataque, com objetivo de explorar a velocidade de Rony e os espaços abertos pela movimentação de Luiz Adriano fora da área. Foi essa também a ideia palmeirense na decisão do Paulistão, mas não funcionou.

No Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira encontrou um desempenho regular com um meio de campo mais técnico, com Zé Rafael e Danilo formando a dupla de volantes e Gustavo Scarpa ao lado de Raphael Veiga na armação. Deste quarteto, apenas Veiga foi titular contra o São Paulo em maio.

Gabriel Sara, Luan e Abel Ferreira durante São Paulo x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Gabriel Sara, Luan e Abel Ferreira durante São Paulo x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

O recuo de Felipe Melo para zaga, durante período de lesão de Luan, fortaleceu a defesa nas jogadas pelo alto e também nos desarmes. Os números do setor são positivos: foram apenas três gols sofridos (todos em cobranças de pênaltis) nos últimos oito jogos.

No ataque, Deyverson retornou e assumiu a função de centroavante. Ele tem formado dupla ou com Breno Lopes ou com Wesley. O ataque do Verdão terá Dudu como uma nova alternativa e pode ganhar o retorno de Rony, recuperado de lesão muscular. Luiz Adriano, porém, ainda está em fase de transição física por causa de um edema no joelho.

O Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro com 31 pontos, com três de vantagem para o Atlético-MG, vice-líder. O São Paulo está na 17ª colocação do torneio nacional, com 11 pontos. Os clássicos válidos pelas quartas de final da Libertadores serão nos dias 10 (Morumbi) e 17 (Allianz Parque) de agosto.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias