Diário de São Paulo
Siga-nos

Doença transmitida por carrapato pode ter matado garoto

Thales era lobinho e participada das atividades dos Escoteiros do Brasil, seção Minas Gerais, há sete anos. Uma delas aconteceu no dia 20 de agosto, no Parque

Doença transmitida por carrapato pode ter matado garoto
Doença transmitida por carrapato pode ter matado garoto

Redação Publicado em 06/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 18h47


Secretaria informou que foi notificada e aguarda resultado de exame.
Criança de 10 anos estava internada no Hospital das Clínicas, na capital.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte foi notificado de uma morte que pode ter sido causada por febre maculosa, doença infecciosa transmitida pela picada do carrapato estrela. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a notificação refere-se a Thales Martins Cruz, de 10 anos, que esteve internado no Hospital das Clínicas, na capital. O resultado de exame ainda é aguardado.

Thales era lobinho e participada das atividades dos Escoteiros do Brasil, seção Minas Gerais, há sete anos. Uma delas aconteceu no dia 20 de agosto, no Parque Ecológico da Pampulha, segundo o diretor de gestão institucional da entidade, Marcos Gomide. Os escoteiros decretaram luto de três dias em homenagem ao menino.

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte divulgou nota informando que “ações preventivas, no sentido de evitar a incidência de carrapatos no Parque Ecológico da Pampulha, área de conservação ambiental, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, são realizadas periodicamente”.

Ainda segundo o órgão, toda a vegetação é podada e é feita irrigação de toda a área de visitação do parque, principalmente na época da seca. Em junho de 2013, o entorno foi cercado com o objetivo de impedir a circulação de animais hospedeiros de parasitas, como capivaras e cavalos.

A fundação também informou que a Gerência Regional de Controle de Zoonoses – Pampulha também realiza periodicamente, desde 2014, “atividades de vigilância epidemiológica, como a busca ativa do carrapato-estrela no ambiente com intuito de estudar e monitorar a população do potencial vetor da febre maculosa, o que orienta também as ações preventivas realizadas no parque”.

A análise do exame feito em Thales é feita pela Fundação Ezequiel Dias e deve ficar pronta em uma semana. Por meio de nota, o Hospital das Clínicas informou que o paciente foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) na última sexta-feira (2), e morreu dois dias depois.

Ainda segundo a secretaria, neste ano, 15 notificações por suspeita de febre maculosa foram descartadas, portanto não há nenhum caso confirmado da doença. Em 2015, foram recebidas 62 notificações e todos os casos investigados foram descartados para a doença.

Marco Zero, em frente ao Parque Ecológico, na Pampulha (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

Menino visitou o Parque Ecológico da Pampulha em agosto (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

A doença
A febre maculosa é transmitida pelo chamado “carrapato estrela”. Esse animal tem como hospedeiros principais os cães, cavalos, as aves e capivaras. A doença se manifesta repentinamente acompanhada de vários sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos.

A doença tem um ciclo de incubação que dura de cinco a dez dias, até se manifestar. Um dos maiores problemas apontados pelos médicos é o fato de que os sintomas se parecem com os de outras doenças, como a dengue. A demora no diagnóstico pode levar à morte.

Compartilhe  

últimas notícias