Diário de São Paulo
Siga-nos

Documento da CIA revela detalhes sobre OVNI visto na URSS durante os anos 70

Um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) foi avistado do território da União Soviética em 1973, quando ainda vigorava a Guerra Fria . Alguns detalhes do

Documento da CIA revela detalhes sobre OVNI visto na URSS durante os anos 70
Documento da CIA revela detalhes sobre OVNI visto na URSS durante os anos 70

Redação Publicado em 13/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h29


Texto contém relato que ficou em segredo por 42 anos

Um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) foi avistado do território da União Soviética em 1973, quando ainda vigorava a Guerra Fria . Alguns detalhes do episódio estão relatados em um arquivo desclassificado da CIA   ao qual o site The Black Vault teve acesso em dezembro e divulgou no último dia 6 de janeiro.

O mesmo documento chegou a ser liberado pela CIA em 1978, mas a maior parte do texto estava editada, de maneira que era possível apenas ler que houve um encontro com um OVNI . Na versão desclassificada, o momento é descrito com mais detalhes, com base em informações dadas por uma fonte não identificada.

“Enquanto assistia uma competição esportiva entre Canadá e URSS na televisão, ele saiu para tomar um ar e observou um objeto verde ,brilhante e circular. O objeto estava situado ao oeste, em ângulo de aproximadamente 70 graus”, diz um trecho do texto.

“Após 10 a 15 segundos de observação, o círculo verde se alargou, formando vários círculos concêntricos ao redor da massa. Poucos minutos depois, o efeito cessou. Nenhum som ou explosão foi associado ao fenômeno”, completa o relato.

O episódio ocorreu onde hoje é o Cazaquistão, em território no qual a União Soviética testava, secretamente, o alcança de mísseis experimentais, assim como armas com sistema a laser, na base de Sary Shagan.

Arquivo desclassificado

Essas linhas do relatório ficaram em segredo por 42 anos e só foram reveladas após solicitação do site The Black Vault, por meio da Revisão Obrigatória de Desclassificação prevista pela lei norte-americana, que permite a qualquer um solicitar a liberação de informações de documentos oficiais que já tenham mais de 25 anos. No Brasil, o equivalente está na Lei de Acesso a Informação.

iG

Compartilhe  

Tags OVNI

últimas notícias