Diário de São Paulo
Siga-nos

Do trauma ao sonho: com Eriksen na torcida, Dinamarca volta ao mata-mata da Euro após 17 anos

Não foi com um passe. Não foi com um gol. Foi com mensagens pelo celular, uma visita à concentração e a força de quem sobreviveu a um trauma que Eriksen

ERIKSEN
ERIKSEN

Redação Publicado em 22/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h15


Meia manda mensagem aos companheiros logo após classificação e dá força extra ao time. Seleção, que ficou fora das edições de 2008 e 2016, não avançava desde 2004

Não foi com um passe. Não foi com um gol. Foi com mensagens pelo celular, uma visita à concentração e a força de quem sobreviveu a um trauma que Eriksen ajudou a Dinamarca. Como um verdadeiro camisa 10. O meia agora está só na torcida, mas viu sua seleção enfrentar um dos maiores dramas de sua história e depois avançar ao mata-mata da Eurocopa depois de 17 anos.

A Dinamarca foi campeã da Euro em 1992. Caiu na fase de grupos em 1996, 2000 e 2012, chegou às quartas em 2004 e sequer participou em 2008 e 2016. Passar de fase era a primeira meta para esse time. Mas virou símbolo de superação. Não em vão a classificação foi bastante celebrada.

“Eu tiro o chapéu para os jogadores. Coragem, coerência, camaradagem e habilidade para se unir e jogar partidas fantásticas”, ressaltou o técnico Kasper Hjulmand.

Jogadores da Dinamarca comemoram com a torcida no Parken a classificação para as oitavas de final da Euro — Foto: Wolfgang Rattay/EFE

Jogadores da Dinamarca comemoram com a torcida no Parken a classificação para as oitavas de final da Euro — Foto: Wolfgang Rattay/EFE

Hjulmand se emocionou na entrevista coletiva depois da estreia na Euro diante do trauma vivido após o mal súbito de Eriksen e, na última segunda, foi ao outro extremo. Ele vibrou bastante com o 4 a 1 sobre a Rússia e exaltou o orgulho que tem pelo time pelo modo como encarou o trauma.

– Tenho que dizer que o espírito de equipe contribuiu para essa performance incrível. É duro descrever tudo o que passamos nessas semanas, pensamos em Christian todo o tempo – enalteceu o técnico dinamarquês.

Jogadores da Dinamarca se reúnem no círculo central, se abraçam, esperam pelo fim de Finlândia 0 x 2 Bélgica e comemoram a segunda posição do Grupo B

Esses jogadores exaltados Hjulmand tiveram que voltar a campo menos de duas horas de ver um companheiro colapsar em campo. Perderam por 1 a 0 para a Finlândia quando muitos estavam emocionalmente abalados.

Na segunda rodada, sofreram virada da favorita Bélgica e caíram por 2 a 1. O 4 a 1 contra a Rússia e a inesperada segunda posição no Grupo B. É hora de abrir um sorriso depois de tantos sustos.

– Já passamos por muito desde que estamos juntos. Todos concordamos que este não era o último capítulo dessa história. Faríamos qualquer coisa para vencer a partida – afirmou o volante Nörgaard.

“Devemos aproveitar a vitória e a sensação de seguir em frente depois de tudo o que passamos como equipe. Não havia dúvida de que a vitória também foi para Christian”, ressaltou Nörgaard.

O técnico Kasper Hjulmand corre em direção à torcida após a confirmação da classificação da Dinamarca: "Eu tiro o chapéu para os jogadores" — Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

O técnico Kasper Hjulmand corre em direção à torcida após a confirmação da classificação da Dinamarca: “Eu tiro o chapéu para os jogadores” — Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Eriksen recebeu alta na última sexta-feira e fez uma visita aos companheiros logo depois de deixar o hospital. Ele está de repouso em casa, com a família, mas participa como pode do dia a dia da seleção. Segundo o lateral Stryger, o camisa 10 mandou uma mensagem após a conquista da classificação para as oitavas de final.

– Christian imediatamente escreveu para nós no grupo (de mensagens). Foi fantástico ver sua mensagem. É fantástico que ele torce e está lá pela gente – declarou Sryger.

A Dinamarca vai encarar o País de Gales nas oitavas de final, no próximo sábado, em Amsterdã. Caso avance para as quartas, pega o vencedor do duelo entre a Holanda e um dos quatro melhores terceiros colocados. Todas as partidas têm transmissão do SporTV e acompanhamento em tempo real no ge.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias