Diário de São Paulo
Siga-nos

Do goleiro ao ataque: Santos liga “modo Diniz” e arrisca mais nas saídas de bola

A saída de bola desde a defesa, com muita participação com os pés do goleiro, é marca registrada do estilo de jogo defendido há anos pelo técnico Fernando

SANTOS
SANTOS

Redação Publicado em 19/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h41


Peixe se mostra cada vez mais adaptado à proposta do treinador, que vê time seguro

A saída de bola desde a defesa, com muita participação com os pés do goleiro, é marca registrada do estilo de jogo defendido há anos pelo técnico Fernando Diniz, do Santos.

Pouco mais de um mês à frente do clube, o treinador vem colocando cada vez mais em prática a implementação das suas ideias, que priorizam a manutenção da posse de bola e a saída com toques curtos.

Na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, na última quinta-feira, foi frequente ver o Santos correndo mais riscos na defesa, com trocas de passes próximo ao gol defendido pelo goleiro John, que por muitas vezes participa das jogadas. O lance no vídeo acima é um claro exemplo disso.

Fernando Diniz em Fluminense x Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Fernando Diniz em Fluminense x Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Diniz vê o Santos mais seguro e adaptado à filosofia. A ideia desse estilo de jogo, apesar dos riscos, é atrair a marcação dos jogadores rivais para poder ter a vantagem numérica na construção do ataque.

– O jogo acaba sendo o maior treino. Às vezes treinamos e não conseguimos ter confiança para reproduzir no jogo pelo receio de perder a bola. Temos melhorado tecnicamente nos treinos e emocionalmente nos jogos, ganhando confiança. Existe tendência de evolução nesse quesito e nos outros também – disse o treinador.

Confira a coletiva de Fernando Diniz após a derrota do Santos para o Fluminense

Confira a coletiva de Fernando Diniz após a derrota do Santos para o Fluminense

– Estamos evoluindo na saída de jogo desde a defesa. É aquilo que o professor Diniz sempre fala para nós: quando corremos esse risco, é justamente para atrair o adversário e a gente conseguir buscar o gol. Conseguimos marcar contra o Ceará fazendo isso e criamos chances assim contra o Fluminense. Treinando todos dias vamos ganhando mais confiança e tranquilidade para sair jogando ali atrás. Acredito que com o trabalho e a dedicação de todo mundo a gente só tem a melhorar – afirmou o zagueiro Luiz Felipe, ao site do Santos.

Na 13ª colocação do Brasileirão, o Peixe tem o São Paulo pela frente. O clássico será neste domingo, às 18h15 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela quinta rodada.

O setor defensivo do Santos terá ao menos uma mudança. Luan Peres, titular absoluto, volta após cumprir suspensão. Danilo Boza, titular no Maracanã, deve ser opção no banco.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias