Diário de São Paulo
Siga-nos

Djokovic, Nadal e Federer e o reinado em Grand Slams nos últimos 20 anos

Não é novidade. Rafael Nadal, Novak Djokovic e Roger Federer dominam o cenário do tênis mundial nos últimos 20 anos - praticamente sem dar chances aos rivais.

DJOKOVIC
DJOKOVIC

Redação Publicado em 12/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h21


Desde 2002, Big 3 conquistou 60 dos 76 torneios disputados – 79% de aproveitamento

Não é novidade. Rafael Nadal, Novak Djokovic e Roger Federer dominam o cenário do tênis mundial nos últimos 20 anos – praticamente sem dar chances aos rivais. Neste domingo, o sérvio foi campeão em Wimbledon e fez história ao se igualar ao espanhol e ao suíço com a marca de 20 títulos de Grand Slam. Os números são impressionantes. O Big 3 venceu nada menos que 79% dos Majors de 2002 até 2021. Ou seja, 60 dos 76 títulos do Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open somados nas duas últimas décadas são de Djokvic, Nadal ou Federer (três a cada quatro troféus).

– Nenhum de nós vai parar. Já falei isso antes. Tenho que fazer um grande tributo a Rafa e Roger. São lendas do nosso esporte. Os jogadores mais importantes que enfrentei em minha carreira. Eles são a razão por eu estar aqui hoje. Me ajudaram a descobrir o que precisava para evoluir, ficar mais forte, mentalmente, fisicamente, taticamente. Quando entrei no top 10 pela primeira vez, perdi a maioria dos jogos contra eles. Algo mudou no fim de 2010, começo de 2011. Os últimos dez anos têm sido uma jornada incrível que não acaba aqui – disse Nole na entrevista após o hexa em Wimbledon.

Esse número aumenta ainda mais quando levamos em consideração que o primeiro título de um dos três foi apenas em 2003. Contado a partir da conquista de Federer em Wimbledon naquele ano, o Big 3 venceu 83% dos Grand Slams. Apenas outros 12 tenistas conseguiram levantar o troféu de um dos quatro grandes torneios do tênis de 2003 a 2021.

Títulos de Grand Slam do Big 3

Australian OpenRoland GarrosWimbledonUS Open
Roger Federer (SUI)6185
Rafael Nadal (ESP)11324
Novak Djokovic (SER)9263

Só um time de lendas para superar o Big 3

Rafael Nadal vibra com o título em Roland Garros em 2020 — Foto: REUTERS/Christian Hartmann

Rafael Nadal vibra com o título em Roland Garros em 2020 — Foto: REUTERS/Christian Hartmann

Para se ter uma ideia do tamanho da hegemonia desse trio, só juntando grandes lendas do tênis para superar os 60 Grand Slam de Djokovic, Nadal e Federer. Estamos levando em consideração apenas a Era Moderna do tênis, a partir de 1968. A marca histórica dos três só seria superada, por exemplo, somando os Majors de Pete Sampras (14), Björn Borg (11), Andre Agassi (8), Jimmy Connors (8), Jhon McEnroe (8), Boris Becker (6), Andy Murray (3) e Guga (3) – num total de 61 troféus.

Cada um dos integrantes do Big 3 tem um Grand Slam para chamar de seu. Nadal, Djokovic e Federer detém as marcas de maiores vencedores dos quatro Majors. Nadal é o Rei do do Saibro: são incríveis 13 conquistas em Roland Garros. Djokovic domina as quadras duras do Australian Open, com nove títulos. E Federer doutrina em dose dupla: é o mestre da grama sagrada de Wimbledon, com oito conquistas, e do US Open, com cinco, ao lado de Connors e Sampras, também com cinco cada.

Maiores vencedores de Grand Slam

Rafael Nadal (ESP)13 títulos de Roland Garros
Novak Djokovic (SER)9 títulos do Australian Open
Roger Federer (SUI)8 títulos de Wimbledon
Roger Federer (SUI), Jimmy Connors (EUA) e Pete Sampras (EUA)5 títulos do US Open

Sérvio leva vantagem na briga interna

Se levarmos em consideração a disputa interna entre os três, Novak Djokovic leva vantagem sobre Rafael Nadal e Roger Federer. O duelo que mais ocorreu foi entre o sérvio e o espanhol, 58 vezes, com uma pequena vantagem para Nole: 30 a 28. O atual número 1 do mundo também supera o suíço no confronto direto: 27 a 23. Já quando Federer e Nadal se enfrentam, o Touro Miúra tem larga sobra: 24 a 16.

  • Djokovic 27 x 23 Federer
  • Djokovic 30 x 28 Nadal
  • Nadal 24 x 16 Federer

Djokovic mira Carrer Slam e Golden Slam

Embalado após vencer os três Majors disputados até aqui na temporada, Djokovic pode continuar fazendo história em 2021. Se conquistar o US Open em setembro, alcançará o Carrer Grand Slam, que é a conquista dos quatro Slams em uma mesma temporada. Só Rod Laver conseguiu o feito na Era Aberta, em 1969. Após a conquista do hexa em Wimbledon neste domingo, o sérvio falou sobre a meta:

– Posso visualizar isso acontecendo. Espero poder tentar. Estou em grande forma. Obviamente, jogar meu melhor tênis em Grand Slams é minha maior prioridade neste momento da minha carreira. Então, vamos seguir.

Mas antes disso ele terá as Olimpíadas de Tóquio pela frente. E, se for campeão, terá uma motivação a mais para o US Open. Além do Carrer Slam, terá a chance de fazer o Golden Slam (conquista dos quatro Slams e do ouro olímpico numa mesma temporada). Nenhum homem até hoje conseguiu essa marca. Apenas Steffi Graf, em 1988, tem esse feito numa mesma temporada.

Novak Djokovic - campeão do Australian Open 2021 — Foto: Getty Images

Novak Djokovic – campeão do Australian Open 2021 — Foto: Getty Images

Novak Djokovic - campeão Roland Garros 2021 — Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Novak Djokovic – campeão Roland Garros 2021 — Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Novak Djokovic - campeão de Wimbledon 2021 — Foto: EUTERS/Paul Childs

Novak Djokovic – campeão de Wimbledon 2021 — Foto: EUTERS/Paul Childs

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias