Diário de São Paulo
Siga-nos

Djokovic, mesmo sem brilhar, passeia contra alemão e vai à 3ª rodada nas Olimpíadas

Não foi a melhor partida da vida de Novak Djokovic. Mas a atuação debaixo de um calor de 29ºC no Ariake Tennis Park e o placar de 2 sets a 0 (6/4 e 6/3)

DJOKOVIC
DJOKOVIC

Redação Publicado em 26/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h19


Não foi a melhor partida da vida de Novak Djokovic. Mas a atuação debaixo de um calor de 29ºC no Ariake Tennis Park e o placar de 2 sets a 0 (6/4 e 6/3) contra o alemão Jan-Lennard Struff (48º do ranking mundial da ATP) foram mais do que suficientes para deixá-lo um degrau mais perto de um grande objetivo na temporada: arrebatar a medalha de ouro olímpica.

O sérvio avançou para a terceira rodada da chave masculina das Olimpíadas de Tóquio, onde enfrentará o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (34º do mundo).

+Bolt exclusivo: “Existe um vácuo no esporte após minha aposentadoria”

Para levar a vitória contra o alemão, o líder da classificação mundial esteve longe de ser exuberante, mas apostou na solidez. Cometeu apenas quatro erros não forçados em todo o jogo, foi firme no saque (14 aces) e soberano nos pontos conquistados (63 contra 45 do oponente).

Logo no terceiro game da parcial inicial, Struff teve uma oportunidade de quebrar o saque de Djokovic. Mas o alemão desperdiçou a janela e o número 1 confirmou o saque. Curiosamente, o favorito continuou a ter dificuldade para ameaçar o saque do rival, que serviu e agrediu muito ao longo de todo o set. E também precisou de 11 aces para se livrar de problemas quando sacou.

Struff só foi ceder oportunidades para quebra no final do set, e justamente no momento de fraqueza Djokovic aproveitou. Depois de 35 minutos, ele enfim fechou em 6/4, graças a uma direta na rede do adversário. Um número que ilustra bem o equilíbrio foi a relação entre jogadas vencedoras e erros não forçados. Enquanto o sérvio teve três erros não forçados e três winners, Struff somou, respectivamente, 12 e dois.

Desde que o segundo set se iniciou, um Djokovic diferente apareceu. Mais agressivo e intenso, confirmou seu serviço e quebrou novamente o saque do alemão para largar com 2 a 0. Chegou a abrir 30/0 no game seguinte, mas cometeu erros bobos e Struff capitalizou para devolver a quebra e deixar o placar em 2/1 a favor do líder do ranking.

Reação do alemão? Que nada. Djokovic elevou o nível de jogo mais uma vez e, com uma passada linda de backhand na cruzada voltou a abrir dois games de vantagem (3/1). Ao conseguiu o ponto, o sérvio olhou na direção de seu estafe e vibrou muito.

Com a vantagem e a partida sob controle, o “dono” do circuito mundial em 2021 (ganhou os três Grand Slams disputados até agora: Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon) administrou até fechar a parcial em 6/3 e a partida em 2 sets a 0.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias