Diário de São Paulo
Siga-nos

Djokovic fica a um Grand Slam de igualar recorde de Nadal e Federer

O título de Novak Djokovic sobre Stefanos Tsitsipas, por 3 sets a 2, em Roland Garros foi o 19º grand slam da carreira do sérvio. Isso significa que ele fica

DJOKOVIC
DJOKOVIC

Redação Publicado em 14/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h52


Sérvio conquista o segundo título de Roland Garros na carreira, chega a 19 e se consolida como membro do Big 3 com mais “grandes títulos”

O título de Novak Djokovic sobre Stefanos Tsitsipas, por 3 sets a 2, em Roland Garros foi o 19º grand slam da carreira do sérvio. Isso significa que ele fica apenas a uma taça nos principais torneios de igualar o recorde histórico entre os homens, que pertence a ninguém menos que Roger Federer Rafael Nadal.

“Estou muito orgulhoso dessa conquista. Fazer parte da história do esporte que eu amo é sempre inspirador. Não poderia estar mais feliz. Essa é top 3 entre as conquistas da minha carreira. A vitória sobre o Rafa, a virada na final…”, celebrou o número 1 do mundo após ser campeão.

Alcançar o recorde os principais rivais parece questão de tempo para Djoko. O sérvio vem sobrando como número um do ranking da ATP, cujo recorde de permanência é do próprio Novak: 324 semanas no total.

Além disso, o tenista terá pela frente dois grand slams em pisos que costuma ter bem mais sucesso: a grama de Wimbledon, que começa no dia 28 de junho; e o piso duro do US Open, com abertura no dia 30 de agosto. Entre os dois torneios, o craque tentará sua primeira medalha de ouro olímpico em Tóquio, no Japão. Todos esses torneios com transmissão do SporTV.

– Vou comemorar esse título e, depois de alguns dias, voltar minhas atenções à Wimbledon. Com um pouco de sorte, posso usar essa confiança também em Wimbledon – afirmou o tenista.

Novak Djokovic é o atual bicampeão de Wimbledon — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Novak Djokovic é o atual bicampeão de Wimbledon — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Djokovic é dono de cinco títulos no grand slam de Londres, sendo o atual bicampeão do torneio, que não aconteceu em 2020 por causa da pandemia, e três no torneio de Nova York, em 2020 foi desqualificado por dar uma bolada em um juiz.

Mas nem só de grand slams se vive no tênis. Se considerarmos todos os torneios de maior importância no circuito (Grand Slams, ATP Finals, Olimpíadas e Masters 1000), o sérvio já leva a melhor sobre Nadal e Federer.

Grandes títulos do Big 3

TÍTULOSNovak DjokovicRafael NadalRoger Federer
Grand Slams192020
ATP Finals506
Olimpíadas010
Masters 1000363628
TOTAL605754

Considerando todos os títulos do circuito, Roger Federer ainda lidera com alguma folga sobre o rival. São 239 taças totais para o suíço, contra 198 do sérvio. Nadal vem em terceiro, com 197.

É difícil dizer quem é o melhor da história entre os três grandes gênios da história do tênis. Cada um tem seus argumentos, mas Djokovic vem, cada vez mais, ampliando seu currículo. Uma coisa é certa, aproveite enquanto esses gênios ainda estão em quadra.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias