Diário de São Paulo
Siga-nos

Djokovic busca título do US Open para se isolar no posto de maior vencedor de Grand Slams

Marcado principalmente pelas ausências de grandes nomes e pela presença de 100% do público, o US Open começa nesta segunda cercado de expectativas e com

djokovic
djokovic

Redação Publicado em 30/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h56


Marcado principalmente pelas ausências de grandes nomes e pela presença de 100% do público, o US Open começa nesta segunda cercado de expectativas e com promessa de altíssimo nível de tênis. Depois de ser realizado com portões fechados no ano passado por conta da pandemia do novo Coronavírus, o último Grand Slam da temporada vai ser o primeiro Major sem restrições e não vai cobrar o uso de máscaras ou de testes de Covid-19 para a entrada dos torcedores. O grande destaque do torneio é Novak Djokovic, que vai buscar o 21º título de Major para tentar ultrapassar Federer e Nadal e se tornar o maior ganhador de grand slans da história.

O SporTV 3 transmite ao vivo a competição.

Penta e tetracampeão, respectivamente, Federer e Nadal desistiram do torneio e encerraram a temporada por conta de lesões, assim como o atual campeão, Dominic Thiem, que segue sem previsão de retorno. No feminino, Serena Williams é a principal ausência. Em contrapartida, nomes como Novak Djokovic, Daniil Medvedev, Alexander Zverev, Ashleigh Barty e Naomi Osaka estão confirmados, e não vai faltar emoção na disputa pelo troféu.

Final do US Open entre Dominic Thiem e Alexander Zverev no US Open — Foto: Al Bello/Getty Images

Final do US Open entre Dominic Thiem e Alexander Zverev no US Open — Foto: Al Bello/Getty Images

A série de duelos de tirar o fôlego já começa logo na primeira rodada. No masculino, o bicampeão Andy Murray e o grego Stefanos Tsitsipas protagonizam um duelo de gerações. O polêmico Nick Kyrgios também tem um desafio complicado pela frente diante do espanhol Roberto Bautista Agut. No feminino, Madison Keys e Sloane Stephens reeditam a final norte-americana de 2017. Outro jogo que chama atenção é entre a campeã de Slam Simona Halep contra a italiana Camila Giorgi, que vem de título no WTA 1000 de Montreal.

Chave masculina

Os holofotes estão voltados para Novak Djokovic, que vai buscar o 21º título de Major para ultrapassar Federer e Nadal como maior ganhador pela primeira vez na história. Mas não vai ser fácil, já que o sérvio vai ter nomes como Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev querendo conquistar o primeiro troféu de Grand Slam de suas carreiras.

Djokovic, que foi desclassificado em 2020 após acertar uma bolada na juíza de linha, estreia contra um tenista vindo do qualifying e pode ter o italiano Matteo Berrettini, com quem decidiu Wimbledon, nas quartas de final. Medvedev tem uma estreia mais complicada contra o ex-top 10 Richard Gasquet. Tsitsipas protagoniza o jogo mais esperado da primeira rodada.

O grego encara ninguém menos o britânico Andy Murray, bicampeão do torneio e ex-número 1 do mundo. Já Zverev, campeão olímpico e em Cincinnati, que está sendo acusado de agressão por parte da ex-namorada, pega o norte-americano Sam Querrey.

Novak Djokovic busca mais um título no US Open — Foto: Sarah Stier/Getty Images

Novak Djokovic busca mais um título no US Open — Foto: Sarah Stier/Getty Images

Único brasileiro na chave principal masculina, Thiago Monteiro não deu sorte no sorteio e vai medir forças com o britânico Daniel Evans, 27º no ranking da ATP. Essa é a quarta participação de Thiago no US Open. Nas três anteriores, ele acabou sendo eliminado logo na estreia.

Chave feminina

Atual campeã, Naomi Osaka chega ao US Open sem estar em seu melhor nível, mas vai buscar o tricampeonato em Flushing Meadows. A japonesa estreia contra a tcheca Marie Bouzkova e pode enfrentar a alemã Angelique Kerber nas oitavas de final. Quem busca seu primeiro título em Nova York é a australiana Ashleigh Barty, número 1 do mundo, que começa sua campanha contra a experiente russa Vera Zvonareva.

Após ter ultrapassado Osaka no ranking, Aryna Sabalenka também chega ao torneio com o favoritismo batendo em sua porta. A tenista de Belarus pega a sérvia Nina Stojanovic na primeira rodada. Campeã do torneio em 2018, a canadense Bianca Andreescu tem uma estreia complicada diante da suíça Viktorija Golubic. Com a derrota de Bia Haddad no quali, o Brasil não terá representantes na chave principal feminina do US Open.

Naomi Osaka é atual campeã do US Open — Foto: Danielle Parhizkaran-USA TODAY Sports

Naomi Osaka é atual campeã do US Open — Foto: Danielle Parhizkaran-USA TODAY Sports

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias