Diário de São Paulo
Siga-nos

Distrito de Engenheiro Schmidt é escolhido para receber ‘O Bairro Ideal’ em Rio Preto

São José do Rio Preto (SP) é a maior cidade do noroeste paulista e uma das maiores do interior de São Paulo. Mas, a poucos quilômetros do centro da cidade, a

Distrito de Engenheiro Schmidt é escolhido para receber ‘O Bairro Ideal’ em Rio Preto
Distrito de Engenheiro Schmidt é escolhido para receber ‘O Bairro Ideal’ em Rio Preto

Redação Publicado em 24/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h39


São José do Rio Preto (SP) é a maior cidade do noroeste paulista e uma das maiores do interior de São Paulo. Mas, a poucos quilômetros do centro da cidade, a calmaria faz parte do distrito de Engenheiro Schmidt.

O distrito de Rio Preto tem hoje 2.517 moradores, segundo levantamento do IBGE. A história de Schmidt está ligada diretamente à construção da ferrovia no noroeste paulista. O nome do distrito é uma homenagem a um dos engenheiros responsáveis pela instalação dos trilhos.

Foi na década de 1910 que o engenheiro alemão Carlos Everardo Jacó Schmidt trabalhou na construção de diversas ferrovias do Estado de São Paulo. O engenheiro morreu em agosto de 1913 aos 59 anos depois de construir a última estação ferroviária antes de chegar a Rio Preto.

Atualmente, o trem caipira resgata esse percurso. Não demorou muito para que o distrito crescesse. Depois da chegada da estrada de ferro o progresso não parou mais. Segundo a prefeitura de Rio Preto fazem parte do distrito mais de dez bairros.

Roteiro de fé e doce

Schmidt também é conhecido como um roteiro de fé e também dos doces. A igreja de Santa Apolônia é a padroeira do distrito. Para os fiéis a santa é protetora dos males da face.

O distrito já tem quase um santo, que é o Padre Mariano de La Mata. Ele viveu no distrito e já foi beatificado pelo Vaticano em 2006. Até hoje os devotos percorrem a pé o caminho que o padre fazia entre a igreja de Santa Apolônia até a igreja de São Luiz Gonzaga em Cedral (SP).

Schmidt também conquista a todos pelo paladar, com os tradicionais doces que atraem turistas de todo o Brasil. São três fábricas com produção artesanal de doces cristalizados e em calda.

Projeto

O desenvolvimento trouxe alguns problemas que já incomodam os moradores. Por isso o distrito foi escolhido para receber o projeto O Bairro Ideal da TV TEM.

As melhorias no acesso para quem chega ou sai do distrito, os problemas no transporte coletivo, a falta de uma lotérica para pagar as contas e a insegurança são os temas que serão discutidos no projeto.

Doce caseiro cristalizado é uma das atrações do distrito (Foto: Reprodução/TV TEM)

Doce caseiro cristalizado é uma das atrações do distrito (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias