Diário de São Paulo
Siga-nos

Discordo da Bola de Ouro para Messi e vejo outros três nomes como mais merecedores

A Bola de Ouro está se tornando um prêmio questionável.

Discordo da Bola de Ouro para Messi e vejo outros três nomes como mais merecedores
Discordo da Bola de Ouro para Messi e vejo outros três nomes como mais merecedores

Redação Publicado em 30/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h32


A Bola de Ouro está se tornando um prêmio questionável.

Mohamed Salah, Robert Lewandowski, N’Golo Kanté, Jorginho (Chelsea): todos esses, cada um na sua função, no seu estilo, jogaram muito mais do que o Messi na última temporada.

O jogador argentino não fez muito. Terminou a temporada com péssima performance no Barcelona, fez uma Copa América discreta, porque o torneio também é discreto, e ainda não convenceu no PSG.

Ganhou a Copa América, mas colocá-la no mesmo peso da Eurocopa é um absurdo. E se classificar para a Copa do Mundo chegando em segundo na eliminatória é uma obrigação para a Argentina e para o Messi.

Jorginho, por exemplo, foi campeão da Champions League e da Euro e está em primeiro na Inglaterra com o Chelsea. Isso não basta?

Sim, perdeu pênalti contra a Suíça, e a Itália foi para a repescagem. Mas na Europa as eliminatórias são muito mais complicadas do que por aqui.

N’Golo Kanté, com seu estilo de correr no campo inteiro e roubar a bola sem falta, sendo o grande jogador do Chelsea na final da Champions, foi melhor do que todos os outros jogadores na sua função. Na minha opinião, jogou mais do que o argentino nessa temporada.

E o que dizer do Salah? O Messi jogou mais do que ele na temporada? Aliás, faz tempo que o egípcio está merecendo vencer a Bola de Ouro.

Salah festeja gol pelo Liverpool — Foto: Phil Noble/Reuters
Salah festeja gol pelo Liverpool — Foto: Phil Noble/Reuters

Na ultima temporada, o Lewandowski foi o Bola de Ouro não só por causa de todos os títulos que ganhou com o Bayern, mas também pelo volume de gols que ele faz (e é assim há tempos).

O prêmio para o Lewandowski me leva a pensar que para um jogador conseguir ganhar a Bola de Ouro do Messi, ele precisará vencer todos os títulos e ainda ser o artilheiro.

Não é de hoje que isso acontece nesse prêmio. Fazer do Messi o melhor da temporada, ganhar a Bola de Ouro e ser o melhor da Copa América também dão uma grande valorizada para o prêmio e para a Copa do Mundo no Catar em 2022. Com certeza os outros concorrentes, se ganhassem, não dariam o mesmo impacto.

Na última Copa, o Modric foi o Bola de Ouro, e o Mbappé ganhou como melhor jovem do Mundial. Eles chegaram à final, aí não tinha como não ser. Mas quem se lembra da Copa que o Messi fez aqui em 2014? Um desempenho muito discreto, sumiu na final. E, mesmo assim, foi eleito o melhor da Copa.

A Alemanha, além de meter 7 a 1 no Brasil, foi a campeã, mas nenhum alemão jogou mais do que o argentino para quem vota nesse prêmio da Copa.

O Messi é um gênio da bola, com certeza fica entre os dez melhores da história. Já fez coisas incríveis, decidiu partidas com dribles maravilhosos, deixando jogadores caídos no meio da área, só torcendo para ele errar o gol. Isso aconteceu frequentemente por mais de uma década, mas agora não está mais acontecendo.

No caso da Bola de Ouro, o Messi mereceu ganhar cinco vezes sem discussão. Mas não a de 2010 e essa de 2021.

Em 2010, o Iniesta foi considerado por muitos o melhor jogador da Copa da África do Sul, embora o prêmio do Mundial tenha ido para o Forlán. Fez quatro gols, inclusive o da vitória contra a Holanda, levando a Espanha ao título. Muitos pensavam que ganharia a Bola de Ouro, mas o prêmio foi para o Messi, que não havia feito nenhum gol na Copa. E a Argentina ainda estava naquele jejum de títulos desde 1993.

Para mim, agora foi novamente injusto, e não tenho nenhuma vergonha ou medo de dizer isso. Acho que o prêmio perde seriedade e imparcialidade dessa maneira.

Como concorrer com uma cara que não precisa fazer nada, só entrar em campo e pronto, pouco importa se ainda jogue tão bem quanto antes?

Para mim, o prêmio deveria ser do Jorginho, do Lewandowski ou do Kanté.

Jorginho em ação pelo Chelsea — Foto: Peter Cziborra/Reuters
Jorginho em ação pelo Chelsea — Foto: Peter Cziborra/Reuters
.
.
.
.
GE.
Compartilhe  

últimas notícias