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Diretor da RBR espera igualar evolução de motor Mercedes no Brasil

A expectativa da RBR e da própria Mercedes era que a equipe austríaca repetisse no GP de São Paulo o desempenho superior que teve no México. O que o time viu

Diretor da RBR espera igualar evolução de motor Mercedes no Brasil
Diretor da RBR espera igualar evolução de motor Mercedes no Brasil

Redação Publicado em 16/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h48


Helmut Marko se disse surpreso com desempenho da unidade de potência de Lewis Hamilton no GP de São Paulo; britânico trocou motor de combustão interna e foi penalizado com cinco posições de largada

A expectativa da RBR e da própria Mercedes era que a equipe austríaca repetisse no GP de São Paulo o desempenho superior que teve no México. O que o time viu neste domingo, porém, foi um desfile de Lewis Hamilton rumo à vitória, depois de substituir o motor de combustão interna de sua unidade de potência. Consultor da vice-líder de construtores, Helmut Marko se surpreendeu, e pretende que a Honda, sua fornecedora de motores, consiga simular a evolução da rival.

– Não é assim que vimos o motor da Mercedes nos últimos anos, pelo que me lembro. É inacreditável, especialmente porque foi só com o motor de Hamilton. Todos os outros motores estavam normais – disse o austríaco.

Christian Horner, chefe da RBR, e Helmut Marko, consultor da equipe, no GP de São Paulo da F1 — Foto: Hasan Bratic/DeFodi Images via Getty Images

Christian Horner, chefe da RBR, e Helmut Marko, consultor da equipe, no GP de São Paulo da F1 — Foto: Hasan Bratic/DeFodi Images via Getty Images

Na sexta-feira, Hamilton obteve o primeiro lugar no grid de largada para a corrida classificatória com tranquilidade, embora tenha sido desclassificado por uma irregularidade na asa traseira. Partindo de 20º no sábado, o piloto da Mercedes ganhou 15 posições nas 24 voltas da disputa.

A atuação do britânico foi uma prévia do que viria no domingo: ele largou do décimo lugar, cumprindo cinco posições de punição pela quinta troca do motor de combustão interna (ICE) de sua unidade de potência pouco mais de um mês após a substituição anterior, na Turquia; bastaram 19 voltas para o heptacampeão chegar na vice-liderança e, na 59ª volta, ultrapassar Verstappen pela vitória.

A Mercedes justificou a mudança, a quinta em 2021, como uma forma de tentar conter a perda progressiva de potência que o motor alemão enfrenta neste ano em que viu a rival RBR apresentar um carro e motores com mais confiabilidade.

Lewis Hamilton e Max Verstappen disputam posição no GP de São Paulo da F1 — Foto:  Charles Coates / LAT Images

Lewis Hamilton e Max Verstappen disputam posição no GP de São Paulo da F1 — Foto: Charles Coates / LAT Images

Ao longo da corrida, a discrepância na velocidade de Hamilton e Verstappen só aumentava; o holandês chegou a revelar que teve problemas com os pneus na tentativa de se defender do rival. Marko se preocupou com a evolução e confirmou que a RBR trabalha para tentar igualar a Mercedes, apesar do consultor do time revelar que o ganho de potência da rival foi muito maior:

– A Mercedes fez uma obra-prima ao criar esse foguete nesta fase da temporada. Esta é a situação e temos que olhar para ela, mas já pedimos conselhos aos engenheiros da Honda. Claro que gostaríamos de saber como funciona, só que talvez não possamos compensar com o motor Honda. Um novo motor nos daria uma potência extra de 3 a 5 cavalos.

A vitória ainda não foi suficiente para Hamilton superar Max Verstappen no campeonato de pilotos, mas o britânico reduziu a desvantagem para o rival de 21 para 14 pontos. O próximo confronto da dupla será neste fim de semana, no estreante GP do Catar.

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Globo Esporte
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