Diário de São Paulo
Siga-nos

Diplomata diz que comentários de Arthur do Val sobre ucranianas são ‘inaceitáveis’

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou neste sábado (5) como "inaceitáveis" as declarações do deputado

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 05/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h48


O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou neste sábado (5) como “inaceitáveis” as declarações do deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP) sobre mulheres ucranianas.

Áudios em que o deputado estadual faz declarações machistas e misóginas se tornaram públicos nesta sexta-feira (4). Nas gravações, Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, diz que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.

“Os comentários [do deputado estadual] são inaceitáveis, dessa natureza são inaceitáveis”, disse Tkach ao ser questionado sobre as falas de Arthur do Val.

Perguntado se a fala do parlamentar interfere na relação da Ucrânia com o Brasil, o diplomata disse que não se tratou de uma declaração oficial do Brasil.

“Isso não é uma declaração oficial do Brasil. Eu entendo [que a declaração] foi feita em uma conversa do parlamentar”, disse.

Os áudios foram enviados por Arthur do Val em um grupo privado de uma rede social do qual o parlamentar faz parte. Ele estava em viagem à Ucrânia onde foi arrecadar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país e também conhecer a resistência ucraniana à invasão.

Ao desembarcar em São Paulo na manhã deste sábado, o deputado confirmou que as gravações são de sua autoria. Em entrevista, Arthur do Val disse que o que falou “foi um erro, em um momento de empolgação”.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias