Diário de São Paulo
Siga-nos

Diniz defende elenco do São Paulo e diz estar contente com o que tem; veja balanço dos reservas

Fernando Diniz achou um time ideal no São Paulo na reta final de 2020. Com os 11 titulares em campo, o Tricolor arrancou na liderança do Campeonato Brasileiro

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 12/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h18


Tricolor utilizou 15 jogadores vindos do banco no Campeonato Brasileiro

Fernando Diniz achou um time ideal no São Paulo na reta final de 2020. Com os 11 titulares em campo, o Tricolor arrancou na liderança do Campeonato Brasileiro e passou a apresentar um futebol bonito, objetivo e aliado a bons resultados.

A equipe considerada titular tem: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner e Luciano.

Nos últimos jogos, porém, a equipe sofreu com ausências, e a força do elenco passou a ser questionada por parte da torcida – principalmente quando é necessário fazer mudanças no decorrer da partida.

Contra o Bragantino, por exemplo, quatro titulares desfalcaram o time: Juanfran (problemas particulares), Arboleda (ficou no banco por fadiga), Luan (suspenso) e Luciano (lesionado). Em seus lugares entraram Igor Vinicius, Diego Costa, Tchê Tchê e Vitor Bueno, respectivamente.

Nenhum, porém, conseguiu corresponder à altura, e o São Paulo fez um de seus piores jogos na temporada. Diniz até tentou mudar peças ao longo do jogo, mas o Tricolor foi derrotado por 4 a 2.

O fator já vinha atrapalhando o time em partidas anteriores. No jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, Luciano e Reinaldo, dois dos principais jogadores do elenco, foram ausências contra o Grêmio e o time sentiu a falta da dupla.

Após o jogo contra o Santos, no último domingo, Fernando Diniz defendeu seu elenco e disse estar contente com as peças que tem após uma nova derrota no Brasileirão. Para tentar mudar o panorama do jogo enquanto perdia, o treinador chamou do banco de reservas Vitor Bueno, Paulinho Boia, Hernanes, Tréllez e Gonzalo Carneiro. Nenhum conseguiu levar para campo o “algo a mais”.

Hoje reserva, Léo saiu jogando contra o Santos — Foto: Marcos Ribolli

Hoje reserva, Léo saiu jogando contra o Santos — Foto: Marcos Ribolli

– Ficamos de querer diminuir o valor do elenco. O elenco é bom, é o elenco líder do campeonato. Não acho justa essa pergunta. É o elenco que estou contente. Se me perguntar semana que vem, daqui 15 dias, não vou mudar. Eu gosto, não sei quantas vezes repete essa pergunta quando perdemos um jogo. Quando vira, aí é muito menos elogiado do que quando não conseguimos virar – disse Diniz.

O ge, então, fez um levantamento dos atuais reservas do São Paulo que participaram de jogos na temporada. Veja abaixo:

Lucas Perri [GOL]: o goleiro foi acionado em duas ocasiões na temporada, e o São Paulo saiu vencedor nos dois. Sofreu apenas um gol.

Igor Vinicus [LAD]: começou bem a temporada e conseguiu uma boa sequência. No entanto, depois que perdeu a vaga para Juanfran não conseguiu desempenhar o mesmo futebol quando acionado. Ele tem 28 jogos na temporada.

Léo [LAE]: reserva imediato de Reinaldo, Léo passou a ser utilizado na zaga e teve um período entre os titulares. Caiu de rendimento e entra apenas em momentos de sufoco do time. Tem 29 jogos na temporada.

Diego Costa [ZAG]: despontou entre os titulares como uma grande aposta na zaga, principalmente depois de parar Jô, do Corinthians. Porém, o jovem zagueiro começou a falhar em diversas ocasiões e, hoje, é a quarta opção na defesa. Tem 28 jogos e dois gols.

Tchê Tchê [VOL]: embora esteja na reserva atualmente, Tchê Tchê é considerado quase um titular. Dos 56 jogos do São Paulo na temporada, ele participou de 49. Dificilmente ele não é acionado quando está no banco de reservas. Tem um gol marcado.

Tchê Tchê em partida do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Tchê Tchê em partida do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Rodrigo Nestor [VOL]: o garoto de 20 anos só entra em campo em casos excepcionais. Na temporada são nove jogos e poucos minutos em campo. No entanto, Nestor é relacionado para praticamente todos os duelos.

Liziero [VOL]: sem atuar desde setembro devido a uma cirurgia no tornozelo, Liziero retorna apenas na próxima temporada. Fez 15 jogos na atual.

Vitor Bueno [MEC]: assim como Tchê Tchê, Vitor Bueno é um 12º jogador. Entra em quase todos os jogos, mas ultimamente tem sido irregular. Ele é o vice-líder em assistências do elenco (sete). Tem quatro gols marcados.

Hernanes [MEC]: ídolo são-paulino, o meia de 35 anos não consegue desempenhar um bom futebol nessa sua nova passagem pelo clube. Cada vez menos tem entrado em campo e vive uma fase instável. Hernanes disputou 36 jogos na temporada e fez quatro gols.

Pablo [ATA]: titular no início da temporada, perdeu espaço com a chegada de Luciano e, desde então, vive problemas para encontrar novamente o caminho do gol. Apesar da má fase é o terceiro maior artilheiro do elenco, com 11 gols. Ele não marca desde novembro. Pablo tem 47 jogos na temporada.

Pablo comemora gol do São Paulo no jogo contra o Flamengo — Foto: Marcos Riboli

Pablo comemora gol do São Paulo no jogo contra o Flamengo — Foto: Marcos Riboli

Toró [ATA]: acionado apenas quando o São Paulo fica no desespero para buscar o resultado, Toró teve pouco espaço na temporada. Foram apenas 18 jogos e um gol marcado. Ele foi ausência nos últimos dois jogos após testar positivo para Covid-19.

Paulinho Boia [ATA]: após começar treinando separado do elenco, o atacante ganhou sobrevida no clube e conseguiu até uma sequência entre os titulares. Foi perdendo espaço e agora só entra em campo quando o São Paulo precisa de uma reação. Ele tem 21 jogos na temporada e um gol marcado.

Tréllez [ATA]: assim como Paulinho Boia, o atacante também passou um período treinando afastado dos demais companheiros. Tem 11 jogos na temporada e somente um gol.

Carneiro [ATA]: retornou ao São Paulo após cumprir suspensão de um ano por doping. Tem apenas cinco jogos na temporada e um gol marcado.

Galeano [ATA]: relacionado em casos específicos, o atacante do sub-20 tem apenas alguns minutos em campo após sair do banco em partida contra o Ceará, no Brasileirão.

Rojas, Welington, Rodrigo Freitas e Patryck: ainda não foram utilizados.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias