Diário de São Paulo
Siga-nos

Dinheiro nem sempre traz felicidade no futebol

Por Renato Nalesso*

Dinheiro nem sempre traz felicidade no futebol
Dinheiro nem sempre traz felicidade no futebol

Redação Publicado em 14/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h04


Por Renato Nalesso*

Dinheiro nem sempre traz felicidade no futebol

Dinheiro nem sempre traz felicidade no futebolA história do esporte já cansou de mostrar times com patrocínios milionários fracassando na hora H. Lembro perfeitamente daquele Flamengo dos anos 1990 que mesmo com um trio de ataque incrível formado por Edmundo, Romário e Sávio não conseguiu ganhar nada de relevante. O Corinthians em 85 e o Atlético/MG em 1994 fizeram a mesma coisa. Para quem gosta de futebol internacional não tem como esquecer dos Galácticos do Real Madrid de meados dos anos 2000. Zidane, Beckham, Ronaldo e companhia assombraram o mundo do futebol. Mas a técnica e o marketing foram muito maiores que as conquistas. Venceram poucos títulos de relevância.

Estou falando tudo isso para provar o clichê que nem sempre dinheiro traz alegria e conquistas. Vejam o caso mais recente do PSG. O clube francês foi comprado por um magnata árabe que injetou um caminhão de milhões de dólares. Comprou um time praticamente inteiro com direito a recorde de gastos. Chegaram gênios da bola como Neymar e Messi. Agora vamos ser sinceros? Pra que? Para conquistar títulos franceses? Supercopas da França? Muito pouco para tanta grana e mídia.

Ao ser eliminado na Liga dos Campeões pelo time mais sem grife da história recente do Real Madrid, a crise bateu pelos lados de Paris. O próprio dono se revoltou e já se fala em reformulação no elenco. Fico pensando que talvez o maior erro de Nasser Al-Khelaifi tenha sido não investir em um treinador de ponta. Um Guardiola ou Mourinho provavelmente soubessem montar um elenco mais equilibrado e capaz. Agora fica para a próxima. Aliás, será que vai ter próxima?

Dinheiro nem sempre traz felicidade no futebol

Empolgação antecipada?

A Arena de Itaquera estava lotada com recorde de público para assistir uma atuação incrível do Corinthians contra a Ponte Preta. Na estreia do técnico Vítor Pereira dentro de casa o Timão jogou bem e deitou e rolou pra cima do time de Campinas. Futebol vistoso sim, mas vamos ser sinceros? Dá pra ser tão otimista? Vale lembrar que na rodada anterior essa mesma equipe perdeu o clássico para o São Paulo jogando um futebol bem meia boca. Vale lembrar também que essa mesma Ponte já está praticamente rebaixada com a segunda pior campanha de todas as 16 equipes do Paulistão. Portanto prefiro esperar até a próxima quinta, quando o Corinthians do VP vai enfrentar o Palmeiras, arquirrival e líder disparado da classificação geral da competição. Aí sim é um tremendo teste.

____________________

*Renato Nalesso é profissional de mídia desde 1999. Jornalista, pós-graduado e com passagens por Bandeirantes, Globo e Record. Exerceu por três anos a função de assessor de imprensa do Guarani Futebol Clube. Desde 2013 acumula as funções de editor-chefe e diretor do programa ‘Os Donos da Bola’ da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.
[email protected] | @RenatoNalesso

Compartilhe  

últimas notícias