Diário de São Paulo
Siga-nos

DIG investiga ataque a carros-fortes em Rio Preto

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) investiga e está a procura de outros suspeitos de terem participado do ataque a dois carros-fortes dentro do

DIG investiga ataque a carros-fortes em Rio Preto
DIG investiga ataque a carros-fortes em Rio Preto

Redação Publicado em 24/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h47


Segundo polícia, maior parte da quadrilha era da capital.
Reféns foram liberados depois de quase três horas em poder dos ladrões.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) investiga e está a procura de outros suspeitos de terem participado do ataque a dois carros-fortes dentro do hipermercado Walmart, em São José do Rio Preto (SP), na quinta-feira (22). Nesta sexta-feira (23), o delegado José Augusto Fernandes, da DIG, disse que pelo menos mais um criminoso participou do assalto e já foi identificado. “Já pedimos prisão temporária. Estamos todos a procura dele”.

De acordo com a polícia, esse suspeito que foi identificado e está foragido é de Rio Preto, mas a maior parte da quadrilha era da capital. Além dele, a polícia ainda trabalha com a possibilidade de que mais pessoas tenham participado do crime, que causou pânico entre os moradores da cidade. Depois de quase três horas em poder dos assaltantes, os reféns foram liberados.

No hipermercado, dois criminosos foram mortos durante a troca de tiros com a polícia e dois policiais foram baleados sem gravidade. Um rapaz, que tentou se passar por cliente, foi preso. À noite, outro suspeito foi morto durante confronto com a Polícia Militar, no bairro Setsul, e outro suspeito preso.

Delegado José Augusto Fernandes disse que pelo menos mais um criminoso participou do assalto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Delegado José Augusto Fernandes disse que pelo menos mais um criminoso participou do assalto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo a polícia, esse preso disse que foi contratado pelos assaltantes para ficar do lado de fora do hipermercado e avisar caso a polícia chegasse. Várias armas foram apreendidas, entre elas um fuzil. A maior parte da quadrilha era de São Paulo, de acordo com a polícia.

O delegado diz que os suspeitos identificados não estavam de saidinha temporária. Os dois presos estão no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Rio Preto.

Entenda o caso
Segundo a PM, seis criminosos fortemente armados atacaram dois carros-fortes dentro do estacionamento do Walmart. Os assaltantes fizeram clientes reféns, que só foram liberados quase três horas depois. Dois ladrões morreram no tiroteio, um foi preso e dois policiais tiveram ferimentos leves.

“Um dos suspeitos preso foi identificado como morador de Rio Preto. Temos informações de que outros dois criminosos fugiram em direção à capital. A grande maioria dos assaltantes seria de São Paulo e veio cometer os crimes na região. As buscas continuam concentradas na cidade e toda a polícia está mobilizada para localizar os criminosos que ainda permanecem na região”, afirma a comandante da Polícia Militar, Helena Santos.

Polícia concentra buscas na região para localizar os criminosos (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Polícia concentra buscas na região para localizar os
criminosos (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

A polícia acredita que o crime de Rio Preto possa ter alguma ligação com o assalto a uma agência bancária na madrugada desta quinta-feira, em Palestina (SP). Na ação, os criminosos invadiram uma festa e usaram os convidados como escudo humano. A polícia abriu uma linha de investigação devido à semelhança entre as duas ações. A comandante da PM diz ainda que nenhum dos suspeitos presos estava sob o benefício do indulto de Natal.

Após a liberação dos reféns, alguns passaram mal. Todos receberam atendimento médico, mas ninguém ficou ferido.

Pânico generalizado
Por causa da ação criminosa, moradores começaram a receber mensagens em grupos de WhatsApp relatando uma onda de assaltos em vários locais da cidade. Cerca de 70% das lojas do Calçadão fecharam devido ao pânico.

A polícia não confirma nenhum desses assaltos e afirma que a ação no hipermercado foi um caso isolado. “Não existem motivos para pânico, não devendo a comunidade acreditar em difusão de notícia falsa veiculada pelas redes sociais, devendo manter rotina normal nas atividades comerciais e pessoais”, diz a Polícia Civil em nota.

A assessoria de imprensa do hipermercado Walmart enviou uma nota em que confirma a tentativa de assalto ao carro-forte no estacionamento da loja e que colabora com a polícia nas investigações e que vai reforçar a segurança na unidade, além de prestar apoio emocional aos funcionários.

Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

Clientes de shopping em São José do Rio Preto foram impedidos de sair (Foto: Arquivo Pessoal) 

Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

Tentativa de assalto a carro-forte em Rio Preto teve dois mortos (Foto: Arquivo Pessoal) 

Assaltantes tentaram roubar carro forte  (Foto: Arquivo Pessoal)

Assaltantes tentaram roubar carros-fortes em São José do Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhe  

últimas notícias