Diário de São Paulo
Siga-nos

“Difícil explicar o inexplicável”: vice do Sport fala sobre erros e vai consultar STJD após irregularidade

"Difícil explicar o inexplicável." As palavras abrem o discurso do vice-presidente do Sport, Yuri Romão, após uma semana marcada por erros e mudanças no

“Difícil explicar o inexplicável”: vice do Sport fala sobre erros e vai consultar STJD após irregularidade
“Difícil explicar o inexplicável”: vice do Sport fala sobre erros e vai consultar STJD após irregularidade

Redação Publicado em 01/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h24


Yuri Romão fala sobre busca por solução com reforços não escritos, critica politização e adota postura otimista

“Difícil explicar o inexplicável.” As palavras abrem o discurso do vice-presidente do Sport, Yuri Romão, após uma semana marcada por erros e mudanças no departamento de futebol do clube. Foram quatro reforços perdidos – por falta de inscrição -, um caso de alegada irregularidade, destituição de diretoria e agora uma iminente saída de André.

Em busca de reestruturação, o mandatário destrincha os bastidores do Rubro-negro, critica a politização na Ilha do Retiro e revela plano de consulta ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva – pelo caso Pedro Henrique.

Difícil explicar o inexplicável. Foi uma falha operacional grave e uma falta também de supervisão. Nos trouxe bastante problema, mas estamos contornando com muita serenidade para sair dessa situação.
— afirma o vice-presidente do clube, Yuri Romão.
Yuri Romão, vice-presidente do Sport, e Leonardo Lopes, presidente (de azul) — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Yuri Romão, vice-presidente do Sport, e Leonardo Lopes, presidente (de azul) — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Não inscritos, caso Pedro Henrique e o STJD

Ao longo dos últimos dias, o Sport não regularizou o lateral-direito Jeferson e deixou de inscrever três reforços na Série A: Vander Vieira, Nicolás Aguirre e Saulo. Na sequência, o clube informou uma suspeita de irregularidade de Pedro Henrique e corre o risco de perder pontos no Brasileiro.

Yuri Romão, neste momento, tem uma postura otimista sobre o caso – com base na afirmação do presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, de que a CBF não oferecerá denúncia ao Sport. Apesar disso, o vice-presidente diz que o clube vai formalizar uma consulta ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

“Houve uma sinalização do presidente de Federação de que o Sport não vai ser punido. Mesmo assim, vamos consultar o STJD para que não tenhamos problemas futuros” – explica.

A situação de Pedro Henrique no clube, portanto, só deve ser definida após a resposta do STJD. Até porque além da CBF, outros clubes podem oferecer a denúncia ao órgão. Nesta rodada, o zagueiro não atua – para cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo na Série A.

Evandro Carvalho afirma que CBF não deve denunciar o Sport no caso Pedro Henrique

No caso dos atletas não inscritos, apenas o lateral-direito Jeferson tem situação confirmada – com o empréstimo para o Náutico.

“Aguirre a gente está fazendo um acordo, Vander está sendo conversado também. Estamos conversando com os empresários. Quem não pode ser prejudicado são os atletas. O erro foi nosso.”

Diretoria do Sport deixa o clube após erros na inscrição de jogadores

Nova diretoria

Em meio aos problemas e após a destituição da diretoria de futebol, o Sport deve antecipar uma mudança no modelo de gestão. Yuri Romão prevê menos dirigentes no departamento e diz que tem encontrado dificuldade para convidar nomes neste momento.

– Existe um veto automático a qualquer pessoa. Não tem como chamar quem nunca trabalhou com futebol para assumir uma bronca dessa. Vamos profissionalizar. Vamos contratar dois executivos de futebol. Ao longo dos próximos dias, sem pressa, vamos ver quem quer assumir de forma abnegada a direção. Um ou no máximo dois nomes.

Crise no Sport: Tiago Neves ataca diretoria e executivo fala sobre erros

Agora, o vice-presidente conduz o clube sob uma responsabilidade de peso e a frente do cargo que originalmente não cogitava assumir. Yuri Romão integrava a diretoria na primeira eleição de 2021 e precisou subir para a cabeça de chapa – ao lado do presidente Leonardo Lopes -, porque Nelo Campos teve a candidatura impugnada para o pleito de julho.

– Quando você é alçado à presidência ou vice-presidência do executivo a responsabilidade é muito grande. Agora o que me assusta e custa entender, é essa politização – afirma Yuri.

Apesar do cenário negativo, com a reestruturação inesperada e o Sport afundado na zona de rebaixamento do Brasileiro, o mandatário adota uma postura otimista.

Não saio de casa com sentimento de derrotado. Nunca, jamais. Sou eternamente otimista. Mesmo com essa politização contrária, nós vamos resolver. Tenho certeza disso.
.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias