Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Verdão – Análise: Palmeiras mostra repertório na adversidade para vencer clássico

Faltou criatividade, mas sobrou capacidade no jogo aéreo. Faltou troca de passes no meio-campo, mas teve pé calibrado nos cruzamentos. A estratégia não deu

Diário do Verdão – Análise: Palmeiras mostra repertório na adversidade para vencer clássico
Diário do Verdão – Análise: Palmeiras mostra repertório na adversidade para vencer clássico

Redação Publicado em 08/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h10


Em dia de pouca criatividade no primeiro tempo, Verdão reage por meio do jogo aéreo e consegue primeira virada no Brasileiro para seguir com vantagem na liderança

Faltou criatividade, mas sobrou capacidade no jogo aéreo. Faltou troca de passes no meio-campo, mas teve pé calibrado nos cruzamentos. A estratégia não deu certo? Vai para a próxima! O Palmeiras soube compensar imperfeições e reagiu de maneira firme para virar o clássico contra o São Paulo e bater o rival por 2 a 1 nesta quarta-feira, na arena – gols dos zagueiros Vitor Hugo e Yerry Mina.

Com Moisés, confirmado na escalação somente após testes no aquecimento, o técnico Cuca optou por Allione aberto pela direita do ataque, Dudu na esquerda, e Rafael Marques como referência – Gabriel Jesus, que voltou de Manaus no jatinho do presidente Paulo Nobre, começou no banco. Erik, que vinha sendo titular, também ficou na reserva.

Palmeiras começou com Allione na direita do ataque: não deu certo (Foto: Arte)Palmeiras começou com Allione na direita do ataque: não deu certo

A estratégia do treinador não deu certo no primeiro tempo. O Palmeiras dominou a posse de bola, neutralizou as tentativas do Tricolor, mas não fez valer o próprio estilo. A pressão nos minutos iniciais, característica do time de Cuca, passou batida. A escolha por Allione se provou equivocada: o argentino pouco contribuiu no setor ofensivo e em nada ajudou na recomposição.

Diante de um São Paulo frágil, que foi forçado a substituir Rodrigo Caio e Carlinhos ainda na etapa inicial por conta de lesões, o Verdão pouco ameaçou. A melhor chance, perdida por Rafael Marques após ótimo passe de Moisés, foi pouco.

O gol de Chávez, marcado logo no início do segundo tempo, ligou o alerta palmeirense. Kelvin, o melhor do Tricolor, ganhou de Jean e Allione para dar a assistência.

Kelvin escapou de Allione e Jean para deixar Chávez em condição de abrir o placar (Foto: Reprodução)Kelvin escapou de Allione e Jean para deixar Chávez em condição de abrir o placar (Foto: Reprodução)

Cuca não hesitou: sacou o argentino para lançar Gabriel Jesus. A velocidade e o volume que faltavam no ataque reapareceram. O efeito foi imediato.

Como o Palmeiras terminou o jogo: Thiago Santos reforçou marcação, e Jesus melhorou ataque (Foto: Arte)Como o Palmeiras terminou o jogo: Thiago Santos reforçou marcação, e Gabriel Jesus melhorou ataque

Em um intervalo de 15 minutos, o Palmeiras virou o jogo em duas jogadas semelhantes. Primeiro, falta cobrada por Jean e concluída de cabeça por Mina (que mede 1,95m) – em posição irregular. Depois, em escanteio batido por Dudu e desviado por Vitor Hugo (1,87m).

Foi a primeira vez em que o Palmeiras saiu atrás e buscou os três pontos no Brasileirão, o que reforça o repertório do time, forte candidato ao título nacional. Foram 15 finalizações do Verdão, contra sete do São Paulo – mais que o dobro. O rival teve apenas uma chance real de gol, contra sete da equipe de Cuca, que ainda lançou Thiago Santos na vaga de Moisés e Cleiton Xavier no lugar de Gabriel (este, já aos 43, na parte final da partida).

Dos cinco jogos considerados fundamentais por Cuca na caminhada rumo ao título, dois já foram, e terminaram com vitória do Palmeiras: contra Fluminense e São Paulo. A batalha continua no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Grêmio, em Porto Alegre. Ainda terá o vice-líder Flamengo e o rival Corinthians. Repertório para variar e se superar, o Verdão já provou que não falta.

palmeiras x são paulo vitor hugo mina (Foto: Marcos Ribolli)

Vitor Hugo e Yerry Mina: zagueiros asseguraram a vitória contra o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Compartilhe  

últimas notícias