Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Tricolor – Sim ou não? Sócios decidem se São Paulo muda estatuto neste sábado

Diretoria tenta ratificar, em Assembleia Geral, alterações estatutárias realizadas desde 2003 para se livrar de ação judicial que pode criar caos

Diário do Tricolor – Sim ou não? Sócios decidem se São Paulo muda estatuto neste sábado
Diário do Tricolor – Sim ou não? Sócios decidem se São Paulo muda estatuto neste sábado

Redação Publicado em 06/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h56


Diretoria tenta ratificar, em Assembleia Geral, alterações estatutárias realizadas desde 2003 para se livrar de ação judicial que pode criar caos administrativo no clube

Presidente do São Paulo Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco (Foto: Diogo Venturelli)Leco defende o “sim” na Assembleia Geral que será realizada neste sábado (Foto: Diogo Venturelli)

Neste sábado, os sócios do São Paulo participarão de uma assembleia geral que será importante para o futuro do clube. Eles escolherão se aprovam ou não as mudanças feitas no estatuto do clube desde 2003. A votação, que tem também cunho político, tenta derrubar uma ação judicial que pode anular todos os atos realizados nos últimos anos.

O processo é movido pelo conselheiro Francisco de Assis Vasconcellos. Ele alega que as alterações estatutárias foram feitas sem consulta aos sócios, uma exigência do Código Civil. A demanda tem sido bem sucedida na Justiça, e precisa de mais uma decisão no Superior Tribunal Federal (STF). Os recursos do São Paulo, até aqui, foram negados.

Desta forma, o Tricolor necessita da participação de seus sócios para conseguir elaborar um documento oficial que norteie o clube. Votarão “sim” aqueles que quiserem ratificar as mudanças feitas no estatuto desde 2003, e assim torná-lo judicialmente legal diante da ação que contesta tais alterações. Votarão “não” os que desejarem manter a ação em curso.

A briga também é política. Parte da oposição, derrotada na última eleição, defende o “não”, que poderia até tirar a presidência de Leco. Newton Luiz Ferreira, conhecido como Newton do Chapéu, conselheiro que enfrentou o atual mandatário no último pleito, distribuiu mensagem aos conselheiros afirmando que a aprovação das mudanças seria “pedalada jurídica”.

Até mesmo a figura de Carlos Miguel Aidar foi envolvida na campanha. A oposição colocou a foto do ex-presidente entre as pessoas que apoiariam o “sim”. Para alguns conselheiros, Aidar, que foi expulso do Conselho Deliberativo por causa da briga com Ataíde Gil Guerrero, disse que estava do lado do “não”, entretanto.

O GloboEsporte.com entrou em contato com Carlos Miguel Aidar, que não confirmou as mensagens a conselheiros. O ex-presidente disse que está afastado do clube, por isso não vai se manifestar em relação à votação deste sábado.

Se o “sim” vencer, como é esperado pela diretoria tricolor, além da ratificação das mudanças dos últimos anos, o São Paulo também iniciará o processo para formulação de um novo estatuto com sugestões de todos os associados e conselheiros em um prazo de quatro meses, algo que só ocorreu três vezes na história do clube, a última delas em 1937.

Compartilhe  

últimas notícias