Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Tricolor – São Paulo tenta aproveitar pausa para se reerguer; veja problemas e soluções

O São Paulo terá oito dias para se preparar para o clássico contra o Palmeiras, no dia 7, na arena do rival, e tentar se reencontrar na temporada. Com uma

Diário do Tricolor – São Paulo tenta aproveitar pausa para se reerguer; veja problemas e soluções
Diário do Tricolor – São Paulo tenta aproveitar pausa para se reerguer; veja problemas e soluções

Redação Publicado em 30/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h50


Tricolor enfrentará o Palmeiras no dia 7 de setembro sem poder contar com cinco de suas principais peças. Diretoria busca reforços para ajudar Ricardo Gomes

O São Paulo terá oito dias para se preparar para o clássico contra o Palmeiras, no dia 7, na arena do rival, e tentar se reencontrar na temporada. Com uma vitória nos últimos dez jogos, a equipe precisará se reinventar nesta parada do Campeonato Brasileiro por causa dos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa 2018. Só que a tarefa do técnico Ricardo Gomes não será nada fácil.

Em meio à crise, o comandante e a diretoria optaram por fechar as atividades para a imprensa, com exceção de sexta-feira. Os treinos acontecerão em dois períodos de terça a quinta-feira, algo incomum na rotina do clube durante a temporada.

Veja abaixo quais são os problemas e o que pode mudar na equipe tricolor, ainda abalada pela invasão de torcedores ao CT no último sábado, com agressões e ameaças a jogadores.

Desfalques

Cueva São Paulo (Foto: Felipe Espindola / saopaulofc.net)

Cueva será desfalque no clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão (Foto: Felipe Espindola / saopaulofc.net)

Ricardo Gomes terá dificuldades para armar a equipe porque perdeu jogadores muito importantes. Buffarini está suspenso; Rodrigo Caio e Bruno, machucados; Mena e Cueva servirão às seleções do Chile e Peru, respectivamente. Além deles, o atacante Gilberto está com dores na panturrilha e pode não voltar. Nos oito dias de treinos, também não estará presente o zagueiro Lucão, chamados para participar dos treinos da seleção brasileira. Para minimizar o problema, o lateral-direito Auro, que também havia sido chamado por Tite, teve sua dispensa solicitada pelo Tricolor.

Ajustes táticos e falta de criação

Ricardo Gomes treino São Paulo (Foto: Felipe Espindola / saopaulofc.net)

Ricardo Gomes tentará melhorar o desempenho da equipe nos treinamentos (Foto: Felipe Espindola / saopaulofc.net)

Ricardo Gomes comandou a equipe em três partidas e ainda não venceu. Foram dois empates (Internacional e Coritiba) e uma derrota (Juventude). O que mais chamou a atenção foi a dificuldade no setor de criação. Com Cueva aberto pela esquerda, Gomes primeiro usou um esquema com três volantes (Hudson, João Schmidt e Thiago Mendes), que tinham a missão de armar o time. Não deu certo.

Contra o Coritiba, o técnico mudou de ideia e escalou Michel Bastos junto com Cueva para tentar melhorar o poderio ofensivo. A equipe novamente não fez uma grande partida, perdeu muitas chances e saiu de campo sem a vitória. Além da ausência do “último passe”, o ataque também carece de maior movimentação para superar as defesas adversárias.

Maior eficiência nas finalizações

Além da questão tática, Ricardo Gomes terá também de fazer um trabalho específico de finalizações. O São Paulo está sofrendo muito neste aspecto. Contra o Coritiba, a equipe criou pelo menos três chances cara a cara com o goleiro adversário e desperdiçou todas. No total, foram 17 finalizações. Ou seja, o aproveitamento precisa melhorar. Veja no vídeo acima uma das oportunidades perdidas pelo argentino Chavez. Nos próximos oito dias, Ricardo Gomes deverá intensificar os treinos de arremates para tentar fazer o time melhorar.

Momento psicológico adverso

Existe também o delicado momento psicológico pelo qual a equipe passa. No sábado, houve a invasão que culminou com agressões a Wesley, Michel Bastos e Carlinhos. Claramente, o time estava nervoso em campo no último domingo. Enquanto a diretoria toma providências e a polícia investiga os culpados, os jogadores buscam encontrar tranquilidade para acabar com o momento ruim. Veja no vídeo acima o momento em que os invasores entraram no CT.

Reforços

Marquinhos Inter Internacional (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Marquinhos, do Internacional, pode ser anunciado nos próximos dias (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Até o clássico contra o Palmeiras, a diretoria também pretende anunciar a contratação de reforços para que o time possa se encorpar. Um meia e um atacante são as prioridades. Marquinhos, do Internacional, tem conversas em andamento por empréstimo. Ricardo Gomes já indicou dois jogadores que estão no Brasileiro da Série B. Atletas da segunda divisão e que não completaram sete jogos na Série A são as opções de mercado.

Vale lembrar que após o Choque-Rei a equipe fará dois jogos no Morumbi, onde tem tropeçado nesta temporada. Os adversários serão Figueirense e Cruzeiro.

Compartilhe  

últimas notícias