Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Timão – Clássico contra Santos é decisivo para futuro do Corinthians; veja os motivos

Depois de tantas mudanças no elenco em 2016, o Corinthians corre por fora no Campeonato Brasileiro. O Timão não é considerado favorito ao título e desperta

Diário do Timão – Clássico contra Santos é decisivo para futuro do Corinthians; veja os motivos
Diário do Timão – Clássico contra Santos é decisivo para futuro do Corinthians; veja os motivos

Redação Publicado em 11/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h09


Vitória na Vila aliada a derrota de rival pode deixar o Timão só três pontos atrás da liderança. Cristóvão tenta acabar com instabilidade e aliviar a pressão da torcida

Depois de tantas mudanças no elenco em 2016, o Corinthians corre por fora no Campeonato Brasileiro. O Timão não é considerado favorito ao título e desperta certa desconfiança sobre se terá força para ficar com uma vaga na Libertadores. Mas Cristóvão Borges quer provar o contrário. E o clássico contra o Santos, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, tem uma importância ainda maior para o treinador e para a equipe.

TABELA
Uma vitória na Vila pode, na melhor das combinações de resultados, colocar o Corinthians na terceira colocação, mas perto da liderança. O Timão tem 40 pontos, seis abaixo de Flamengo e Palmeiras. Os cariocas venceram o Vitória, no sábado, enquanto os paulistas vão ao Rio Grande do Sul pegar o Grêmio. O Atlético-MG, terceiro com 42, tem um jogo complicado fora de casa contra o Fluminense. Um triunfo no litoral também fará a equipe de Cristóvão abrir sete pontos para o Santos, hoje quinto com 36.

Cristóvão Borges Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Cristóvão Borges durante o treino de sábado no CT Joaquim Grava (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

REGULARIDADE
Uma das maiores preocupações de Cristóvão é a instabilidade. A equipe não consegue duas ou mais vitórias seguidas desde o início de julho, quando engatou quatro triunfos sobre Santa Cruz, América-MG, Flamengo e Chapecoense. Depois de fazer 3 a 0 sobre o Sport, o Timão quer também aproveitar o momento ruim do Santos, derrotado nas últimas três rodadas do Brasileirão e desfalcado de seus principais jogadores.

FORA DE CASA
O Corinthians precisa acabar com a série ruim atuando longe de Itaquera. São três derrotas consecutivas como visitante para Atlético-PR, Grêmio e Ponte Preta. Pior que isso, o time sequer fez gols nesses confrontos e ainda sofreu sete. O histórico recente na Vila Belmiro não é favorável. A última vitória aconteceu em agosto de 2014, por 1 a 0, gol do zagueiro Gil. Depois disso, três derrotas.

gustavo corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Gustavo em treino do Timão no CT (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

TIME
Cristóvão Borges ainda procura um time considerado ideal para as últimas rodadas do torneio. O bom rendimento da equipe no segundo tempo contra o Sport (fez três gols em 16 minutos) deixou o treinador animado. Quem pode se beneficiar disso é o centroavante Gustavo, recém-contratado. Ele entrou depois do intervalo na última rodada e ajudou o time a melhorar. A tendência é de que o atacante comece o clássico como titular na vaga de Lucca.

SOSSEGO PARA CRISTÓVÃO
Apesar de o Corinthians estar no G-4, o treinador ainda vem recebendo muitas críticas da torcida pela alternância de rendimento da equipe. Uma vitória sobre o Santos aliviaria a pressão para a reta final do Brasileirão. O técnico busca ainda o primeiro resultado positivo em clássicos. No único que disputou até agora, empatou com o São Paulo por 1 a 1, na arena.

Veja as informações do Corinthians para o clássico:

Próximo adversário: Santos
Local: Vila Belmiro, em Santos
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável: Cássio, Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel; Cristian (Willians); Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto), Camacho, Rodriguinho e Marlone; Gustavo
Desfalques: Yago, Guilherme, Rildo, Pedro Henrique e Danilo
Pendurados: Vilson, Guilherme, Uendel, Pedro Henrique, Rodriguinho, Romero e Giovanni Augusto
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa-SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Transmissão: TV Globo para SP (menos Santos), RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, RN, CE, MA, PA (menos Santarém) e Belo Horizonte (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Casagrande e Paulo César de Oliveira), Premiere e PFCI (com Jota Júnior e Beletti)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 15h

Compartilhe  

últimas notícias