Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Peixe – Valorizado, Zeca chora ao falar de Dorival Júnior: “Ele mudou minha vida”

O lateral-esquerdo Zeca foi campeão olímpico pela seleção brasileira no último sábado, no Maracanã. Titular absoluto do Santos desde o meio do ano passado, o

Diário do Peixe – Valorizado, Zeca chora ao falar de Dorival Júnior: “Ele mudou minha vida”
Diário do Peixe – Valorizado, Zeca chora ao falar de Dorival Júnior: “Ele mudou minha vida”

Redação Publicado em 27/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h12


Lateral-esquerdo lembra que técnico o impediu de ir para os Estados Unidos, tenta “entender” ouro da seleção olímpica e espera seguir passos do avô que o criou

Zeca Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)

Zeca em ação no treino do Santos, no CT Rei Pelé (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O lateral-esquerdo Zeca foi campeão olímpico pela seleção brasileira no último sábado, no Maracanã. Titular absoluto do Santos desde o meio do ano passado, o jogador vive a melhor fase da carreira. Quem vê o camisa 37 hoje, porém, talvez não imagine as idas e vindas que ele já enfrentou no Peixe: de quase emprestado ao Columbus Crew, dos Estados Unidos, a peça fundamental para Dorival Júnior. Hoje, está cada vez mais valorizado.

Zeca estava sem espaço com os técnicos Enderson Moreira e Marcelo Fernandes, no começo do ano passado. Por isso, o Santos decidiu emprestá-lo ao norte-americano Columbus Crew. No dia em que embarcaria para a nova experiência, porém, o lateral-esquerdo foi surpreendido pela chegada de Dorival Júnior, que o escalou no time titular no primeiro treino no CT Rei Pelé.

Um dia depois, em 7 de julho de 2015, Zeca participou da vitória por 3 a 0 do Peixe diante do Figueirense, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, ele reencontra o mesmo adversário, no mesmo local e pela mesma competição. Após mais de um ano da reviravolta, o lateral não contém a emoção ao falar de Dorival.

Até me arrepio quando falo dele, sim, me emociono. Ele mudou minha vida. Estava para ir embora para os Estados Unidos. Não sei como seria lá, se ia me dar bem”
Zeca, lateral-esquerdo do Santos

– Devo muito a ele. Sem querer encher a bola dele, sabemos o profissional que ele é, mas se for para encher, eu vou, sim, encher a bola dele. Até me arrepio quando falo dele, sim, me emociono. Ele mudou minha vida. Estava para ir embora para os Estados Unidos. Não sei como seria lá, se ia me dar bem. Conversei com meus avós sobre isso. Eu ia para um lugar em que o futebol ainda está evoluindo. Ele (Dorival) e o Lucas (Silvestre, auxiliar técnico) me deram essa oportunidade – contou Zeca.

O garoto admite que foi uma surpresa ter sido escalado como titular por Dorival Júnior logo na reestreia do treinador no Santos, diante do Figueirense. O primeiro treino no CT Rei Pelé também foi o primeiro encontro deles. Por isso, Zeca não esperava que tivesse uma chance e já dava como certa a ida para os Estados Unidos.

– Para ser sincero, eu não conhecia o Dorival, só acompanhei a passagem dele aqui no Santos. Fiquei surpreso (com a vaga no time titular), não dormi aquela noite, por ficar surpreso com tudo o que estava acontecendo. Cara, eu agradeço muito a ele (Dorival). Devo muito a ele e só tenho a agradecer a Deus, que colocou ele aqui para conduzir o Santos e tudo deu certo na minha vida – completou.

Neymar e Zeca Brasil x Dinamarca (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)

Neymar dá instruções a Zeca durante jogo da Seleção (Foto: Lucas Figueiredo/MoWA Press)

Para Zeca, Dorival Júnior é como um pai. Aliás, como um avô. O jogador do Santos foi criado pelos avós e leva consigo até hoje o jeito simples que aprendeu a ter dentro de casa. Titular absoluto do Peixe e campeão olímpico, o garoto parece não acreditar no momento em que vive.

– Meu avô me fala que daqui há 20 anos, quando perguntarem quem estava no time que foi o primeiro campeão olímpico do Brasil, meu nome vai estar gravado. Fico feliz de fazer parte daquele grupo. A ficha vai caindo aos poucos, na rua, em alguns lugares. Mas estou muito feliz. E o mais importante é que o Brasil conquistou esse título – disse, sem deixar as conquistas “subirem à cabeça”.

– Quando viajamos, às vezes, por ter uma condição melhor, quero proporcionar algo diferente a ele (avô), comer algo diferente, mas ele não quer. Com o tempo, fui me acostumando com isso. Às vezes, saio com minha namorada para comer, chego a algum lugar, tem uma comida diferente, uma coisa aqui, outra ali no prato. Eu já não me sinto em casa, à vontade (risos). Meu avô faz um arroz, um feijão, ovo e uma carninha e já está bom. Fui criado assim com ele, com esse jeito simples – finalizou Zeca.

Próximo adversário: Figueirense
Local: Vila Belmiro, em Santos
Data e horário: domingo, às 11h (de Brasília)
Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima e Vitor Bueno; Copete (Gabriel) e Ricardo Oliveira
Pendurados: Ricardo Oliveira, Thiago Maia, Vitor Bueno, Victor Ferraz e Yuri
Desfalques: Paulinho e Alison, lesionados. Gabriel, que se acertou com o Inter de Milão, é dúvida
Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo (ASP-FIFA), auxiliado por Dibert Pedrosa Moises e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ASP-FIFA), todos do RJ
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Henrique Guidi e Sérgio Xavier)
Tempo Real: GloboEsporte.com

Compartilhe  

últimas notícias