Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Peixe – Defesa menos vazada vira trunfo para Santos sonhar com título do Brasileirão

Após 25 rodadas disputadas, o Alvinegro tem 23 gols sofridos, empatado com o Atlético-PR como a defesa menos vazada da competição. Atualmente, a linha

Diário do Peixe – Defesa menos vazada vira trunfo para Santos sonhar com título do Brasileirão
Diário do Peixe – Defesa menos vazada vira trunfo para Santos sonhar com título do Brasileirão

Redação Publicado em 16/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h43


Peixe sofreu apenas 23 gols em 25 jogos disputados na competição nacional. Participação dos atacantes na marcação tem ajudado sistema defensivo

Vanderlei Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)

Vanderlei é o goleiro titular da defesa menos vazada do Brasileirão (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Conhecido por formar ataques avassaladores, o Santos tem mostrado outra arma para tentar chegar ao título do Campeonato Brasileiro: a defesa. Equilibrado como o técnico Dorival Júnior busca desde seu retorno à Vila Belmiro, em julho de 2015, o Peixe é a equipe que menos sofreu gols até agora nesta edição do torneio nacional.

Após 25 rodadas disputadas, o Alvinegro tem 23 gols sofridos, empatado com o Atlético-PR como a defesa menos vazada da competição. Atualmente, a linha defensiva santista é formada por Victor Ferraz, Luiz Felipe (deu lugar a David Braz contra o Botafogo por conta de um incômodo na panturrilha direita), Gustavo Henrique e Zeca.

O sucesso da zaga do Santos, porém, começa lá na frente. Os atacantes e meias, a pedido de Dorival, têm ajudado muito na marcação. É comum, por exemplo, ver Vitor Bueno, que joga sempre aberto por um dos lados do ataque, marcando o lateral adversário até a linha de fundo.

Além disso, os jogadores ofensivos do Peixe pararam de dar o “bote errado”. A comissão técnica faz trabalhos diários para que o elenco tenha consciência da importância de ocupar espaços. Muitas vezes, Dorival prefere que o centroavante Ricardo Oliveira, por exemplo, não dê um pique para tentar recuperar a bola de um defensor adversário, mas que o cerque apenas para atrapalhar.

Ricardo Oliveira Gustavo Henrique Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Ricardo Oliveira + Gustavo Henrique: atacante e zagueiros marcam para ajudar o Peixe (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Caso a marcação ofensiva seja bem feita na frente, os zagueiros do Alvinegro têm mais facilidade.

– Vemos todos ajudando, todos correndo. Isso faz diferença. Todos têm que ajudar e dar o melhor, por isso não levamos gols – disse o goleiro Vanderlei.

Além de ter a defesa menos vazada do Brasileirão, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior tem o segundo ataque mais efetivo. Com 40 gols marcados, está atrás apenas do Palmeiras, que tem 43 e é lider, com 48 pontos. Os santistas estão em quarto lugar, com 42.

O Santos entra em campo novamente neste domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Santa Cruz, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe  

últimas notícias