Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Peixe – Análise: amistoso mostra com quem Dorival Júnior pode contar no Santos

Os primeiros 30 minutos, que antecederam as primeiras substituições de Dorival (foram 18 ao todo), mostraram equilíbrio entre os titulares do Peixe e o time

Diário do Peixe – Análise: amistoso mostra com quem Dorival Júnior pode contar no Santos
Diário do Peixe – Análise: amistoso mostra com quem Dorival Júnior pode contar no Santos

Redação Publicado em 09/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h49


Alguns jogadores, como João Paulo e Fabián Noguera, se destacam no empate do Santos por 1 a 1 em festa na Vila. Já Lucas Veríssimo, por exemplo, decepciona

Fabián Noguera - Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

Fabián Noguera comemora o gol de empate do Peixe (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

O amistoso do Santos contra o Benfica foi marcado pela festa pelo centenário da Vila Belmiro e pelas homenagens aos ídolos Léo e Giovanni. O empate em 1 a 1, porém, pode trazer boas lições para o técnico Dorival Júnior na sequência da temporada.

Os primeiros 30 minutos, que antecederam as primeiras substituições de Dorival (foram 18 ao todo), mostraram equilíbrio entre os titulares do Peixe e o time misto do Benfica. Os portugueses começaram melhor, marcando forte, pressionando a saída de jogo na defesa santista, mas o Alvinegro equilibrou as ações.

Os torcedores presentes viam um jogo de bom nível e bem disputado. Em um dos lances, aliás, o meia Cervi “esqueceu” que era amistoso e fez falta dura em Renato, que foi substituído. O zagueiro Luisão foi defender o companheiro, e os atletas se desentenderam.

A partir da primeira alteração – a entrada de Giovanni no lugar de Ricardo Oliveira aos 30 minutos -, o jogo perdeu intensidade. Cinco minutos depois, Dorival fez seis substituições de uma vez e começou a testar os reservas. E dentre os seis, um merece destaque: Fabián Noguera.

O argentino fez a sua estreia pelo Santos depois de chegar em julho e ficar três meses só treinando. A partida deste sábado foi a primeira em um ano. Seu último jogo foi em outubro de 2015, ainda pelo Banfield, da Argentina, antes de não renovar o contrato e ser afastado do elenco principal.

E o defensor, de 23 anos, superou a falta de ritmo e fez boa partida. Ele se mostrou seguro atrás, e ganhou quase todas as disputas no jogo aéreo quando foi o ataque. E foi assim, aos 42 do segundo tempo, que ele se aproveitou de falha do goleiro Ederson, para empatar o amistoso.

Outra boa surpresa para o Alvinegro foi a atuação de João Paulo, a quarta opção para a meta santista. Com a lesão no dedo indicador de Vladimir, ele foi relacionado para o jogo, e entrou aos 25 minutos do segundo tempo no lugar de John, que já havia substituído o titular Vanderlei.

E João Paulo, revelado na base santista, mostrou que tem estrela. Aos 39 minutos, o jovem de 21 anos defendeu pênalti cobrado por José Gomes. Três minutos depois, o Peixe empatou. E, aos 43, o goleiro voltou a fazer grande defesa em chute de fora da área de Dálcio.

Outros reservas que entraram bem foram Rafael Longuine e Walterson. Eles deram boa movimentação ao ataque. O jovem Matheus Oliveira, do sub-20, que fez a sua estreia como profissional aos 19 anos, poderia ter tido maior destaque se fosse menos individualista na hora de definir as jogadas.

E se alguns aproveitaram as chances, outros decepcionaram. O caso mais gritante é o do zagueiro Lucas Veríssimo. Ele entrou no intervalo e fez dois pênaltis em 45 minutos, os dois no atacante José Gomes e os dois ao ser driblado no um contra um.

Elano, que foi titular no lugar de Vecchio, praticamente não apareceu nos 25 minutos em campo. E o próprio argentino, que ficou em campo por 40 minutos, também não foi bem, mostrando a dificuldade que Dorival tem para achar substitutos para Vitor Bueno e Lucas Lima (na Seleção). Sorte a dele que Vitor já voltou a treinar em campo após lesão muscular.

No melhor lance de Vecchio, ele faz jogada individual e é derrubado dentro da área. O árbitro Raphael Claus errou e assinalou apenas a falta.

Outros reservas não citados que ganharam chances no amistoso – John, Daniel Guedes, Caju, Yuri, Fernando Medeiros, Léo Cittadini, Joel e Paulinho -, não comprometeram, mas também pouco fizeram em campo.

O jogo era de festa, mas Dorival certamente o utilizará para selecionar as chances que vai dar no decorrer da temporada. Pensando em 2017, o Santos mostra que tem muitas opções, mas ainda precisa de reforços. O time volta a campo na quinta-feira, contra o São Paulo, no Pacaembu.

*Colaborou sob supervisão de Ivair Vieira Jr

Santos x Benfica (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

Dorival pode aproveitar atuações em festa na Vila para tomar decisões no futuro (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

Compartilhe  

últimas notícias