Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário de Tóquio #14: Desculpe, mas eu vou chorar

Estamos a zero dia sem chorar! Está difícil controlar as emoções em Tóquio. Se um dia são lágrimas de alegria-emoção-felicidade, com Ítalo Ferreira, noutro

TOQUIO
TOQUIO

Redação Publicado em 28/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h13


Estamos a zero dia sem chorar! Está difícil controlar as emoções em Tóquio. Se um dia são lágrimas de alegria-emoção-felicidade, com Ítalo Ferreira, noutro são de frustração-raiva-inconformismo, com Maria Portela. E não por culpa dela. A brasileira perdeu após uma luta de mais de 14 minutos (dez deles no Golden Score, a prorrogação do judô) em que claramente deveria ter vencido. Pior, perdeu por uma punição, por falta de combatividade. Falta? Só se for de vergonha de quem não deu a vitória a ela. Precisa ter muito espírito olímpico para não deixar tais injustiças despertarem o pior em nós.

Maria, Maria… Não merecia deixar as Olimpíadas assim. Foi um rio de lágrimas que passou em Tóquio. E se um dia meu coração for consultado para saber se andou errado será difícil negar. Meu coração tem mania de amor. E amor não é fácil de achar. Amo os Jogos Olímpicos, amo esporte. Por isso é difícil não se emocionar mesmo em meio a um trabalho que dura horas e mais horas por dia.

Italo Ferreira chora ao falar do ouro: 'Meu nome está escrito na história do surfe'

Italo Ferreira chora ao falar do ouro: ‘Meu nome está escrito na história do surfe’

E Maria Portela ainda deixou o sagrado tatame do Nippon Bodukan pedindo desculpas. Em meio a lágrimas, dizia que faltou algo, que poderia ter feito mais. Não é a primeira nem vai ser a última atleta a pedir desculpas por ter perdido uma luta, perdido um ponto, errado um salto, errado golpe. Ai, Portela, quando vi você passar pela área de entrevistas também não segurei o choro. Desculpa! Não queria chorar, mas foi um sentimento semelhante ao ouvir o amigo Guilherme Pereira entrevistando Ítalo na véspera com a voz embargada. Ambos choraram. Talvez sejam esses tempos pandêmicos, o isolamento, a falta de beijo e abraço. Talvez seja somente a emoção do esporte. Ou a pressão que o esporte traz. Se até as maiores estrelas dos Jogos sentem essa dor interna, como Simone Biles e Naomi Osaka, o que podem fazer os que não são deuses nesse Olimpo? Desculpe, mas eu vou chorar.

Maria Portela é eliminada dos Jogos Olímpicos com possível erro de arbitragem — Foto: REUTERS/Sergio Perez

Maria Portela é eliminada dos Jogos Olímpicos com possível erro de arbitragem — Foto: REUTERS/Sergio Perez

Blog Olímpico Marcel Merguizo — Foto: Reprodução

Blog Olímpico Marcel Merguizo — Foto: Reprodução

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias