Diário de São Paulo
Siga-nos

DF anuncia vacinação de jovens de 13 anos a partir de terça-feira

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou neste sábado (18) que, a partir da próxima terça-feira (21), jovens de 13 anos poderão receber a

DF anuncia vacinação de jovens de 13 anos a partir de terça-feira
DF anuncia vacinação de jovens de 13 anos a partir de terça-feira

Redação Publicado em 18/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h38


Imunização do grupo havia sido suspensa após recomendação federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou neste sábado (18) que, a partir da próxima terça-feira (21), jovens de 13 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. A imunização do grupo contrataria recomendação feita pelo Ministério da Saúde, que pede que apenas adolescentes com comorbidades ou privados de liberdade sejam imunizados. DF anuncia vacinação de jovens de 13 anos a partir de terça-feiraDF anuncia vacinação de jovens de 13 anos a partir de terça-feira

A pasta cita, entre outros argumentos, o fato de que os benefícios da vacinação de adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos. Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

Além dos adolescentes, o DF também vai começar a aplicar a dose de reforço para idosos que vivem em instituições de longa permanência.

Respaldo

A exemplo de outros estados brasileiros que seguem com a vacinação de adolescentes, Ibaneis argumenta que a decisão de imunizar o grupo tem respaldo técnico de instituições representativas. Entre elas, o governador cita o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“E também da Anvisa, órgão regulador que autorizou a vacinação contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com o imunizante da Pfizer”, completou ele, em texto divulgado nas redes sociais.

Balanço

O governador comemorou o atual momento, com o número de vacinados no DF ultrapassando 2,1 milhões de pessoas. “Estamos caminhando para concluir a imunização de toda a população vacinável. Isso é importante para dar mais segurança no que diz respeito à variante Delta que está chegando por aí”, afirmou.

Segundo a secretaria de saúde, o Distrito Federal tem 42.539 adolescentes com 13 anos. Com relação a idosos que vivem em instituições de longa permanência, 1.090 já receberam duas doses da vacina e estão aptos a receber a dose de reforço.

Até o momento, o DF já imunizou 2.124.079 pessoas com a primeira dose, 1.032.661 com a segunda dose e 56.964 com dose única. Entre o público adolescente, já foram vacinadas 116.174 pessoas.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias