Diário de São Paulo
Siga-nos

Dez bairros da cidade de SP com os piores sinais de internet móvel têm apenas uma antena para cada 10 mil habitantes

Um levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo aponta que a cidade de São Paulo ainda possui grandes problemas com a falta de sinal de celular. Enquanto

Dez bairros da cidade de SP com os piores sinais de internet móvel têm apenas uma antena para cada 10 mil habitantes
Dez bairros da cidade de SP com os piores sinais de internet móvel têm apenas uma antena para cada 10 mil habitantes

Redação Publicado em 05/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h40


Um levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo aponta que a cidade de São Paulo ainda possui grandes problemas com a falta de sinal de celular. Enquanto no Itaim Bibi, região nobre da cidade, são quase 50 antenas para cada 10 mil habitantes, no Jardim Helena, na Zona Leste, existe apenas uma.

Os dez piores distritos da cidade, estão nas zonas Leste, Norte e Sul; em nenhum deles a relação chega a duas antenas para cada 10 mil habitantes.

O Itaim Bibi, também na Zona Sul, porém mais perto do centro, tem 39 vezes mais antenas de internet móvel do que o Jardim Ângela.

Fernanda Rakman mora na região do Jardim Ângela, bairro que está em último lugar no ranking dos que menos têm antenas de internet móvel. “Na rua não tem sinal, aqui só consigo usar wifi. Se for me ligar, esquece. Não tem como ligar, não tem como mandar mensagem.”

“Essa história de 5g só se ouve na mesmo na mídia. Para a gente a realidade é outra. Pelo menos para mim, o 5g é uma realidade bem longe”, completa.

No bairro da Fernanda, dependendo do local em que a pessoa estiver, o celular fica completamente sem sinal.

O cabeleireiro Gilberto Generino enfrenta a mesma dificuldade com o sinal da maquininha de cartão para os clientes. “O sinal é mais ou menos. Tem dia que pega, tem dia que não pega. Se ameaçar chover, para de vez. Quando isso acontece, tento pegar o sinal do vizinho.”

A Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara um projeto de lei para ampliar a instalação de antenas e outros equipamentos de telefonia celular na cidade. O texto foi aprovado em primeira discussão em junho, mas até esta quinta-feira (4) , não houve a segunda votação, que é a definitiva.

A liderança do governo na Câmera informou que a data da votação do projeto deve ser definida na terça-feira (9).

Para o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações, Luciano Stutz, sem essa lei, a qualidade do sinal não irá avançar para quem mais precisa.

“A periferia precisa das grandes estruturas das torres para levar qualquer sinal, seja de 5G ou 4G. Só vai se implantar com a aprovação dessa nova lei. O primeiro passo que a cidade precisa dar é aprovar essa nova normativa de implantação de infraestrutura”, afirma.

.
.
.
.
.
g1
Compartilhe  

últimas notícias