Diário de São Paulo
Siga-nos

Desníveis em bueiros nas ruas e avenidas causam acidentes e atrapalham trânsito em Rio Preto

Quem anda de carro ou de moto em São José do Rio Preto (SP) reclama dos buracos no asfalto, mas esse não é o único problema. Outra coisa que incomoda muitos

Desníveis em bueiros nas ruas e avenidas causam acidentes e atrapalham trânsito em Rio Preto
Desníveis em bueiros nas ruas e avenidas causam acidentes e atrapalham trânsito em Rio Preto

Redação Publicado em 20/04/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h54


Após recapeamento, bueiros ficaram em um nível mais baixo que a rua. Motociclista morreu ao perder o controle após passar por um desnível.

Quem anda de carro ou de moto em São José do Rio Preto (SP) reclama dos buracos no asfalto, mas esse não é o único problema. Outra coisa que incomoda muitos os motoristas, até em uma rua bem pavimentada, são os desníveis em tampas de bueiros.

Em alguns locais chega a formar um degrau e passar em cima, principalmente de moto, pode ser perigoso e provocar um acidente caso o motociclista perder o controle do veículo. A jornalista Cristiane Fedrigo perdeu o filho no fim do mês passado em um acidente. Pedro Lucas Silvério de 18 anos seguia de moto por uma avenida no Jardim Arroyo, zona norte de Rio Preto.

Testemunhas contaram à polícia, que o jovem ao passar por uma boca de lobo perdeu o controle da direção da moto e acabou batendo na árvore. Pedro chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

“Quem passa pela rua não imagina que vai deparar com um asfalto mais alto, mais baixo, a tampa de bueiro estava abaixo do nível da rua, não foi um reparo total, foi mal feito. Não imaginaram que isso poderia acontecer”, afirma.

A boca de lobo que teria provocado o acidente estava num nível mais baixo do que o asfalto, problema comum que pode ser encontrado por toda a cidade.

Em alguns locais, foi jogado asfalto em cima da tampa, mas o desnível continua (Foto: Reprodução/TV TEM)

Em alguns locais, foi jogado asfalto em cima da tampa, mas o desnível continua (Foto: Reprodução/TV TEM)

As bocas de lobo estão instaladas na maioria das ruas e avenidas de Rio Preto, mas muitas delas se transformaram em armadilhas. Se para o motociclista o desnível pode provocar uma queda, para o motorista pode danificar a suspensão do carro, por exemplo. Em alguns bueiros, o local está fechado com asfalto e mesmo assim, o desnível não foi consertado.

A mototaxista Euzinete Pereira Barros trabalha há oito anos na profissão e faz corridas pelos quatro cantos da cidade. Ela sabe dos riscos e dos prejuízos que este problema vem causando nos últimos meses. “Eles recapearam as ruas e deixaram as bocas de lobo fundas, tem tampa solta, leva susto quando passa. A gente que tem passageiro e pode cair é um perigo. Eles estão arrumando as ruas e deixam isso, é uma vergonha”, afirma.

A prefeitura informou que esses reparos para nivelar o asfalto com as tampas dos bueiros deveriam estar previstos no contrato com a empresa que faz os corredores de ônibus na cidade, mas não estão. “Essa providência foi constatada no início da nossa administração, que não tinha isso previsto no contrato da empresa que faz os corredores de ônibus. Fizemos então uma camada de asfalto em cima para ter segurança”, afirma o secretário de Obras Sérgio Issas.

O secretário disse que irá entrar em contato com as empresas responsáveis para tentar resolver o problema, mas não deu um prazo específico. “No contrato do recape de ruas que teve início, está previsto fazer esse alteamento para não ter esse tipo de prejuízo e a prevenção nossa está sendo tomada. Chegando à Secretaria vou ligar a pedir urgência dentro de uma programação para os locais mais críticos serem resolvidos”, afirma.

 TAGS: KLEBER MOREIRA DIRETOR, JORNAL BOM DIA 
Compartilhe  

últimas notícias