Diário de São Paulo
Siga-nos

Deputado ítalo-brasileiro vai tentar vaga de deputado federal

O deputado ítalo-brasileiro Fausto Longo (PSI), um dos dois brasileiros com cadeira no parlamento italiano, pretende disputar uma das 513 vagas na Câmara dos

Deputado ítalo-brasileiro vai tentar vaga de deputado federal
Deputado ítalo-brasileiro vai tentar vaga de deputado federal

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h26


Ele faz uma comparação entre as operações “Mãos Limpas” e “Lava Jato”; o juiz italiano, linha dura, virou político e foi cassado por corrupção

O deputado ítalo-brasileiro Fausto Longo (PSI), um dos dois brasileiros com cadeira no parlamento italiano, pretende disputar uma das 513 vagas na Câmara dos deputados brasileira. Em pré-campanha, Longo passou por Rio Preto e concedeu entrevista exclusiva ao BOM DIOA, quando falou das diferenças entre a vida parlamentar na Itália e Brasil.

Como parlamentar italiano, Fausto Longo leva uma vida como um trabalhador comum. Não há regalias bancadas pelo dinheiro público. Ao contrário do Brasil, os deputados e senadores italianos arcam com suas despesas de gabinete não contam com reembolso.

Para Longo, o Brasil precisa de mudanças na política. No Brasil, o parlamentar italiano está filiado ao MDB e já reivindicou legenda para disputar nas eleições deste ano. Ele também fez uma análise comparativa entre a Operação Lava Jato, do Brasil, e a Operação Mãos Limpas, da Itália. Ele apontou a semelhança entre o juiz italiano Antônio Di Pietro, da “Mãos Limpas” e Sérgio Moro, da Lava Jato: os dois gostam de mídia.

BOM DIA – Como parlamentar ítalo-brasileiro, o senhor vê a situação do sistema política do Brasil?

Fausto Longo – Lá na Itália, eu fico bastante indignado por aquilo que eu vejo aqui no Brasil, na política brasileira. Não é este país que eu gostaria de deixar para os meus filhos, meus netos e para as gerações que virão. Em recebo solicitações de brasileiros que querem ir embora para Itália porque não suportam mais ficar no Brasil.

BOM DIA – Como o senhor vê essas solicitações de brasileiros que querem ir embora do Brasil?

Fausto Longo – Eu penso exatamente o contrário. Eu estou querendo fazer o caminho de volta. Sair de lá (Itália) e vir disputar uma eleição para deputado, aqui, porquê eu acho que o Brasil está precisando da gente.

BOM DIA –  Quais as diferença de um parlamentar italiano para o parlamentar brasileiro?

Fausto Longo – Bom, um deputado italiano recebe 5.000  € por tem direito a um mês. O deputado tem direito a uma secretária, que ele mesmo paga com recursos próprios. Não tem carro e nem outros benefícios.

BOM DIA – O senhor poderia apontar semelhanças e diferenças entre as operações “Mãos Limpas” (Itália, 1992/1996) e “Lava Jato” (Brasil 2014/2018)?

Fausto Longo – Bem, o juiz da operação italiana, Antonio Di Pietro, depois de toda a investigação acabou fundando um partido político e sendo cassado por corrupção. Ele gostava muito de estar na mídia. O juiz Sérgio Moro, também gosta de estar na mídia. Durante a operação na Itália, vários suicídios aconteceram e muitos políticos e empresários foram presos. O mesmo acontece no Brasil.

QUEM É FASUTO LONGO

Fausto Guilherme Longo, nascido em Amparo, interior paulista, e reside em Piracicaba. Longo tem 56 anos. Ele é arquiteto urbanista e foi diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 2013 foi eleito senador pelo Partido Democrata da Itália com 29.077 votos. Em 2018 foi eleito deputado com 8.906 e está cumprindo mandato no parlamento italiano.

Compartilhe  

últimas notícias