Diário de São Paulo
Siga-nos

Depoimentos mostram que governo nunca teve interesse em comprar vacinas, diz Omar Aziz

Depois de três semanas de depoimentos na CPI da Covid, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), disse  que ficou claro que o governo Jair Bolsonaro nunca

Depoimentos mostram que governo nunca teve interesse em comprar vacinas, diz Omar Aziz
Depoimentos mostram que governo nunca teve interesse em comprar vacinas, diz Omar Aziz

Redação Publicado em 21/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h25


Depois de três semanas de depoimentos na CPI da Covid, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), disse  que ficou claro que o governo Jair Bolsonaro nunca teve interesse de fato em comprar vacinas.

“Eles nunca tiveram interesse em comprar vacinas. Não trataram o tema com a urgência necessária de uma crise que tirou a vida de milhares de brasileiros”, afirmou o senador.

Na avaliação de Aziz, os depoimentos dos ex-ministros Eduardo Pazuello e Ernesto Araújo, do ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten e do executivo da Pfizer Carlos Murillo mostraram que o Palácio do Planalto e o Ministério da Saúde trataram a compra de vacinas de forma burocrática e que havia uma disputa interna no governo pelo assunto.

“Enquanto o Ministério da Saúde ficava colocando obstáculos, dificultando, o que a fala de Pazuello deixou claro nesse sentido, o Fábio Wajngarten se movimentava para destravar as negociações. E uma carta da Pfizer não era respondida nem mesmo pelo presidente”, continuou o senador.

Na avaliação de Aziz, o presidente Jair Bolsonaro deveria, em vez de ficar perdendo tempo em defender em suas transmissões por redes sociais o uso da cloroquina, aplicar esse tempo para ligar para os presidentes dos Estados Unidos e da China pedindo vacinas e insumos para produção dos imunizantes no Brasil.

“Ele só tem a ganhar se fizer isso, e a população vai agradecer, mas ele perde tempo com a defesa de causas erradas, não usa máscara”, acrescentou o senador.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias