Diário de São Paulo
Siga-nos

Demissão de centenas trabalhadores de usina gera reflexos em Promissão

A demissão de cerca de 600 trabalhadores, segundo sindicato da categoria, de uma usina de Promissão (SP) está gerando reflexos na economia da cidade, com

Demissão de centenas trabalhadores de usina gera reflexos em Promissão
Demissão de centenas trabalhadores de usina gera reflexos em Promissão

Redação Publicado em 05/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 08h03


A demissão de cerca de 600 trabalhadores, segundo sindicato da categoria, de uma usina de Promissão (SP) está gerando reflexos na economia da cidade, com cerca de 40 mil habitantes. A prefeitura estuda uma solução com a criação de um distrito industrial. O objetivo é atrair empresas e gerar novos empregos.

A usina pertence ao grupo Renuka Brasil, que está em processo de recuperação judicial desde 2015 com muitas dívidas. A reportagem entrou em contato com a direção da usina que informou que não vai se manifestar sobre o caso.

Alexandro de Carvalho e Jonatas Camilo dos Santos foram demitidos na semana passada. Junto com eles foram mais de 200 empregados da Usina Madhu mandados embora. A cada dia novas dispensas vêm acontecendo, o sindicato da categoria fala em 400 a 600 trabalhadores na rua.

“Alegaram que era redução de quadro, mas ate agora não temos uma posição completa do grupo. Só no meu setor foram umas 200 pessoas. A região nossa já não é boa de serviço então agora ficou meio um caminho estreito para gente.”

Trabalhadores reclamam que a rescisão foi parcelada e não tem direito ao seguro  (Foto: Reprodução / TV TEM )

Trabalhadores reclamam que a rescisão foi parcelada e não tem direito ao seguro (Foto: Reprodução / TV TEM )

A rescisão foi parcelada em 6 vezes e eles não terão acesso ao seguro desemprego, já que no início do ano a empresa aderiu a um plano federal que suspende temporariamente o contrato de trabalho. Enquanto os empregados ficam parados eles recebem pelo seguro. A intenção do programa seria preservar os empregos, o que não aconteceu.

Segundo o advogado trabalhista consultado pela reportagem, os trabalhadores realmente não terão este direito, porém é possível que a empresa pague uma multa aos trabalhadores.

“É lamentável a situação da empresa, o problema é esse monte de gente tem que ir para o mercado de trabalho procurar emprego novamente e o parcelamento dessa rescisão nossa. A gente sente muito. Lamentável uma empresa assim não deveria acontecer algo assim”, afirma Alexandro.

A presidente do sindicato dos trabalhadores rurais não deu detalhes sobre as negociações, mas disse que a parcela da rescisão foi aceita pelos trabalhadores e que a questão de uma multa no lugar do seguro ainda está sendo discutida.

No Ministério do Trabalho a informação é de que nenhuma denúncia formal foi registrada. No Ministério Público do Trabalho não existe nenhuma investigação, até o momento, sobre as últimas demissões e o parcelamento das verbas rescisórias.

Reflexos na cidade

Comércio de Promissão sente reflexos das demissões na usina  (Foto: Reprodução / TV TEM )

Comércio de Promissão sente reflexos das demissões na usina (Foto: Reprodução / TV TEM )

Enquanto isso, os comerciantes da cidade estão preocupados. Pequenas demissões já vinham acontecendo há algum tempo na usina e os reflexos já sentidos podem piorar. Segundo a Associação Comercial do município a queda nas vendas já chega a 20%. O que tem feito inclusive com que algumas lojas fechem as portas.

“O comércio da cidade gira em torno dos trabalhadores da usina e do frigorífico da cidade e há uns dois anos já estamos sentindo os reflexos das demissões, do corte de horas extras. Todo o comércio tem sentido e não só setor específico”, afirma Wilson Coutinho, presidente da associação.

O prefeito Artur Franco projeta uma futura queda na arrecadação. Ele diz que a administração está em um esforço para cidade criar um distrito industrial e melhorar a economia da cidade.

“Nós estamos de portas abertas, sensíveis a essa demanda e atendendo através da nossa Secretaria de Assistência Social. Estamos em tratativas com o governo do estado buscando verbas pra instalação do distrito industrial II para conseguirmos fazer a infraestrutura asfalto, esgoto no local já destinado a este local.”

Compartilhe  

últimas notícias