Diário de São Paulo
Siga-nos

Defesa de Lula diz que STF concluiu que Moro ‘agiu de forma parcial e com motivações políticas’ ao condenar ex-presidente

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram, em nota, que a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira

Defesa de Lula diz que STF concluiu que Moro ‘agiu de forma parcial e com motivações políticas’ ao condenar ex-presidente
Defesa de Lula diz que STF concluiu que Moro ‘agiu de forma parcial e com motivações políticas’ ao condenar ex-presidente

Redação Publicado em 24/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h05


Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram, em nota, que a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (23) concluiu que o ex-juiz Sergio Moro “nunca teve competência para processar os casos envolvendo Lula e agiu de forma parcial, com motivações políticas, ao condená-lo”.

A decisão do Supremo referendou uma já definida pela Segunda Turma do STF, confirmando que Moro agiu de forma parcial ao analisar, enquanto juiz federal, os processos contra o ex-presidente.

Segundo os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Martins, a decisão mostra que Lula “foi vítima da chamada operação Lava Jato”.

“O Supremo Tribunal Federal concluiu hoje (23/06/2021) o julgamento que restabelece a inocência do ex-presidente Lula diante das acusações e sentenças ilegais de que Lula foi vítima na chamada “operação lava jato” ficando confirmado o que sempre afirmamos desde o início do processo”, afirmaram os advogados em nota.

“A anulação de quatro ações de Curitiba soma-se a outras 11 decisões judiciais nas quais Lula foi plenamente absolvido ou teve processos arquivados, diante da inconsistência das denúncias. Todas estas decisões são igualmente relevantes para afirmar o primado da Justiça e confirmar a inocência do ex-presidente, embora nada possa reparar os 580 dias de prisão ilegal, as violências e o sofrimento infligidos a Lula e sua família ao longo destes cinco anos”, disseram os advogados.

Para a defesa, a decisão confirma que “Lula foi alvo de lawfare, que consiste no uso estratégico das leis para fins ilegítimos”. Os advogados terminam a nota enumerando os 15 casos em que Lula foi inocentado. (leia nota completa abaixo).

“O ex-juiz Moro é suspeito como nós sempre afirmamos. O ex-presidente Lula, em todos os processos que ele foi julgado fora de Curitiba, ou ele foi absolvido ou foram sumariamente arquivados”, disse Zanin.

Agora, o caso do triplex precisará ser retomado da estaca zero pelos investigadores. Em março, ao decidir sobre uma ação movida pela defesa de Lula, a Segunda Turma, por 3 votos a 2, considerou Moro suspeito para julgar o caso. O ex-juiz havia condenado o ex-presidente em julho de 2017.

Em abril deste ano, o plenário já havia formado maioria para manter a decisão, mas o julgamento foi interrompido por pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do decano (mais antigo ministro) Marco Aurélio Mello. Também apresentou seu voto nesta quarta o presidente do STF, Luiz Fux.

Marco Aurélio Mello votou contra a manutenção da decisão da Segunda Turma..

“Algo que começa errado tende a complicar-se em fase seguinte. O juiz Sergio Moro surgiu como verdadeiro herói nacional. Então, do dia para a noite, ou melhor, passado algum tempo, encaminha-se como suspeito. Dizer-se que a suspeição está provada por gravações espúrias é admitir que ato ilícito produz efeito. Não se pode desarquivar o que já estava arquivado”, afirmou.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias