Diário de São Paulo
Siga-nos

Decreto prorroga uso das Forças Armadas em Roraima até o fim de outubro

Um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12) prorrogou do emprego das Forças Armadas em Roraima. Assinado pelo presidente Michel

Decreto prorroga uso das Forças Armadas em Roraima até o fim de outubro
Decreto prorroga uso das Forças Armadas em Roraima até o fim de outubro

Redação Publicado em 12/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h18


Decreto de Garantia da Lei e da Ordem que iria expirar nesta quarta-feira (12) foi prorrogado até 30 de outubro. Medida é estendida em meio a aumento das tensões entre brasileiros e venezuelanos.

Um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12) prorrogou do emprego das Forças Armadas em Roraima. Assinado pelo presidente Michel Temer, o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), foi estendido até 30 de outubro.

Governo prorroga presença das Força Armadas em Roraima

Governo prorroga presença das Força Armadas em Roraima

Agora, a medida também inclui a atuação das Forças Armadas na proteção das instalações e das atividades relacionadas ao acolhimento dos refugiados. Antes, ela mencionava apenas o emprego das tropas em faixas de 150 KM nas fronteiras Norte (Venezuela) e Leste (Guiana).

O decreto, assinado em 28 de agosto e inicialmente válido até esta quarta, foi feito após brasileiros atacarem acampamentos de venezuelanos, em Pacaraima, na fronteira, e expulsarem 1,2 mil da cidade. O principal efeito dele foi a ampliação do poder de polícia das Forças Armadas e a atuação em caso de novos conflitos.

Agora, a prorrogação acontece em meio à crescente tensão entre a população local e os imigrantes. Na quinta (6), um pintor de 35 anos foi assassinado após tentar conter um suposto furto a um mercado. O suspeito do crime, um venezuelano de 19, foi linchado até a morte por um grupo de brasileiros, e teve o corpo arrastado até o acampamento onde morava, nos arredores do abrigo Jardim Floresta.

Compartilhe  

últimas notícias