Diário de São Paulo
Siga-nos

Decisão judicial mantém fechadas agências do INSS em São Paulo

A reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo foi adiada por tempo indeterminado, após decisão judicial. Com a

Decisão judicial mantém fechadas agências do INSS em São Paulo
Decisão judicial mantém fechadas agências do INSS em São Paulo

Redação Publicado em 14/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h53


Após cinco meses, atendimento presencial é retomado em todo o país

A reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo foi adiada por tempo indeterminado, após decisão judicial. Com a determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, os usuários do serviço deverão reagendar atendimento.Decisão judicial mantém fechadas agências do INSS em São PauloDecisão judicial mantém fechadas agências do INSS em São Paulo

A remarcação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, que pode ser acessado no sitehttps://meu.inss.gov.br/. Outra opção para o reagendamento é o telefone 135.

Em nota, o INSS antecipa que vai interpor recurso contra a decisão judicial, acionando a Procuradoria Federal Especializada. “O INSS destaca que a reabertura das agências se mostra indispensável para que parte da população que precisa dos serviços presenciais não seja prejudicada, especialmente neste momento de pandemia”, diz a nota.

O atendimento presencial está sendo retomado nesta segunda-feira (14) em mais de 600 agências em todo o país.

O formato remoto de contato com os usuários foi mantido por cerca de cinco meses, segundo destacou o INSS em comunicado. Na primeira fase da retomada gradual, terão prioridade a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

A decisão de manter fechados os postos do INSS em São Paulo é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e atende a ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social. Na decisão, o o desembargador Gilberto Rodrigues Jordan destaca que ainda há problemas em diversas agências, como insuficiência ou falta de equipamentos de proteção individual.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias