Diário de São Paulo
Siga-nos

De líder a coadjuvante no G10: Flamengo apresenta queda brusca com desfalques da data Fifa

Qual o tamanho do desafio do Flamengo para seguir na luta pelo título do Brasileirão mesmo com os desfalques da data Fifa? A resposta está num passado não

De líder a coadjuvante no G10: Flamengo apresenta queda brusca com desfalques da data Fifa
De líder a coadjuvante no G10: Flamengo apresenta queda brusca com desfalques da data Fifa

Redação Publicado em 05/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h13


Time tem aproveitamento superior ao do Atlético-MG nas 13 partidas em que não perdeu peças para seleções, mas somou apenas 42,8% dos pontos em jogo durante a Copa América, que o daria o 10º lugar

Qual o tamanho do desafio do Flamengo para seguir na luta pelo título do Brasileirão mesmo com os desfalques da data Fifa? A resposta está num passado não muito distante, onde a equipe teve aproveitamento de líder com seu elenco completo e de apenas 10º colocado no período em que entrou em campo sem seus jogadores de seleção. Com Bragantino, Fortaleza e Juventude pela frente, Renato Gaúcho terá a missão de mostrar que há vida sem Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol e Isla.

Renato Gaúcho em treino do Flamengo no Ninho do Urubu — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Renato Gaúcho em treino do Flamengo no Ninho do Urubu — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Prestes a fazer sua 21ª partida em um Brasileirão que está na 24ª rodada, o Flamengo jogou sete vezes sem os selecionáveis durante a Copa América, e o retrospecto não foi nada bom. Foi neste período que o time sofreu quatro das seis derrotas que tem na competição, viu o trabalho de Rogério Ceni chegar ao fim, e somou somente nove de 21 pontos em disputa.

Flamengo desfalcado por seleções

  • 7 jogos
  • 4 derrotas
  • 3 vitórias
  • 9 pontos conquistados
  • 42,8% de aproveitamento

O aproveitamento de 42,8% colocaria a equipe apenas na 10ª colocação na tabela, atrás dos 45,5% que garantem a Athletico-PR e Atlético-GO as nona e décima colocações no mundo real. Das quatro derrotas, duas aconteceram contra rivais que a equipe encontrará novamente nesta data Fifa: Bragantino e Juventude – as outras foram para Fluminense e Atlético-MG. Os times de Bragança Paulista e de Caxias do Sul, assim como o Fortaleza, vão passar o campeonato sem encarar o Flamengo com suas principais estrelas.

“Nosso grupo é muito bom, sempre elogio, mas são quatro jogadores servindo seleções e nessas horas os únicos beneficiados são os adversários. É difícil entender certas coisas. O Flamengo tem sido muito prejudicado – disse Renato após a vitória sobre o Athletico-PR, domingo, no Maracanã”

O lamento do Flamengo ganha ainda mais eco quando é levado em conta o rendimento da equipe fora do período em que perde jogadores para seleções. Desde o fim da Copa América, foram 13 jogos, com nove vitórias, dois empates e duas derrotas, 29 pontos conquistados em 39 disputados. O aproveitamento sobe para 74,3%, superando até mesmo os 74,2% do líder Atlético-MG.

Flamengo sem desfalques por seleções

  • 13 jogos
  • 9 vitórias
  • 2 empates
  • 2 derrotas
  • 29 pontos conquistados
  • 74,3% de aproveitamento

Dos 22 pontos perdidos pelo Flamengo no Brasileirão, mais da metade foram nas sete rodadas sem os selecionáveis: 12. E justamente nos pontos perdidos que é possível medir a distância para o Galo na busca pela ponta da tabela: são cinco a menos a favor dos mineiros.

Com a frieza dos números comprovando o discurso de que se vê prejudicado nas datas Fifa, o Flamengo busca alternativas para melhorar as estatísticas. Contra o Bragantino, Matheuzinho entra na vaga de Isla, Pedro substitui Gabigol, e Renato quebra a cabeça para as posições de Everton Ribeiro e Arrascaeta. Vitinho e Michael são favoritos, mas Thiago Maia também é forte candidato.

Terceiro colocado com 38 pontos em 20 jogos, o Flamengo mira o Atlético-MG, líder com 49 em 22. Para isso, precisa ignorar o retrospecto e escrever uma nova história a partir de quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, contra o Bragantino, pela 24ª rodada do Brasileirão.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias