Diário de São Paulo
Siga-nos

DE “BESTIAL” A “BESTA”, A SINA DOS TREINADORES

Olá, amigos do BOM DIA.

DE “BESTIAL” A “BESTA”,  A SINA DOS TREINADORES
DE “BESTIAL” A “BESTA”, A SINA DOS TREINADORES

Redação Publicado em 15/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h35


Olá, amigos do BOM DIA.

O saudoso e competente Oto Glória foi um excelente técnico de futebol, que trabalhou em vários clubes brasileiros (foi campeão com a Portuguesa em 73 no título paulista dividido com o Santos em razão do erro do árbitro Armando Marques que errou na conta dos pênaltis na decisão do título) e em clubes portugueses, além da Seleção de Portugal.

Entrevistando-o numa de suas voltas de Portugal e falando da profissão de treinador ele contou: “Você ganha um jogo os portugueses o elogiam: ESSE TÉCNICO É BESTIAL !!! Você perde um jogo aí eles malham sem dó: ESSE TÉCNICO É UMA BESTA !!!

Por nossas bandas, aqui no Brasil e na América do Sul, é cultural.  Um técnico perde 3, 4… jogos … vai para o espaço. Empata um, perde dois já vai para a rampa de lançamento; perde outro jogo e aí apertam o botão do “start” e ele vai para o espaço. Porém recebe aquele elogio no anúncio da dispensa: “Agradecemos a colaboração que nos deu, o empenho e amizade. Que tenha muitos sucessos na sua carreira”. Nunca, nessas notas oficiais, um pedido de desculpas pelo processo de fritura a que o submeteram e, jamais, o reconhecimento das suas culpas pelas más contratações, atrasos de pagamentos e outras coisas que tais. Nas conversas em “off” o papo é sempre o mesmo: “É MAIS FÁCIL TROCAR O TÉCNICO QUE TROCAR UM ELENCO INTEIRO OU BOA PARTE DELE”.

No atual Brasileirão, cuja 18ª rodada foi disputada neste último final de semana, o Vasco mandou o Jorginho embora, que deixara o Ceará na mão para aceitar o convite do Vasco, onde em 10 jogos ganhou  5, empatou 1 e perdeu 4. Daí o pontapé nos fundilhos.

Assim, em 18 rodadas, 18 trocas de técnicos.

Nesses números estão os pedidos de demissão do Carille  que deixou o Corinthians e foi para a Arábia Saudita e o Alberto Valentim que deixou o Botafogo e foi para o Egito.

No próximo final de semana acontecerá a última rodada do 1º turno e depois todo o 2º turno. Quem se arrisca a palpitar quantos ainda irão para a rampa de lançamento e depois para o espaço? Eu arrisco! Uns seis ou sete.

Só para lembrar os 18: Jorginho (pediu para sair do Ceará e foi demitido no Vasco), Claudinei Oliveira (Sport), Gilson Kleina (Chapecoense), Marcos Paquetá (Botafogo), Vagner Mancini (Vitória), Roger Machado (Palmeiras), Jair Ventura (Santos), Abel Braga (Fluminense), Guto Ferreira (Bahia). Zé Ricardo (Vasco), Fábio Carille (pediu para sair do Corinthians), Marcelo Chamusca(Ceará), Nelsinho Batista (Sport), Enderson Moreira (América MG), Alberto Valentim (pediu para sair do Botagogo), Ricardo Drubsky (América MG) e Fernando Diniz (Atlético PR).

Um abraço.

Compartilhe  

últimas notícias